HISTÓRICO

Criado em 1970, o PROPUR – Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – é um dos mais antigos programas da área no Brasil. A evolução do curso tem refletido os diferentes aportes relacionados com a questão urbana e regional na sociedade brasileira durante seu período de existência. Durante este período, o PROPUR tem se destacado como um centro de importância na pesquisa urbana, fornecendo para a sociedade profissionais na área que exercem atividades em entidades públicas de nível municipal, estadual e federal e organismos nacionais e internacionais que lidam com a questão urbana em suas diferentes facetas, mantendo um papel de liderança, difundindo e interiorizando o conhecimento e a produção científica relacionada com a área. O Programa está vinculado ao Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. A participação permanente de professores de outros Departamentos da UFRGS de diferentes áreas de conhecimento estabelece a característica multidisciplinar do PROPUR, consolidada através da articulação com os Departamentos de Arquitetura, História, Economia, Geografia, Sociologia, Direito e Recursos Hídricos, entre outros. Além dos cursos de mestrado e doutorado oferecidos a cada ano, também foram realizados seis cursos de especialização em Planejamento Urbano, Desenho Urbano e Planejamento de Transportes, além de vários cursos e atividades de extensão.

O Curso de Mestrado procura atender à demanda por estudos avançados sobre a urbanização, buscando promover o desenvolvimento de bases teóricas, metodológicas e instrumentais para os estudos urbanos. Nesse sentido, o curso direciona-se para a qualificação de docentes, pesquisadores e profissionais engajados na produção científica e técnica na área. A proposta de ensino do curso de mestrado centra-se nos estudos sobre o urbano, reconhecendo nisso uma complexidade de abordagens e potencial de tratamento multidisciplinar. Forma alunos oriundos de cursos de graduação mais diretamente vinculados às questões urbanas, tais como arquitetos, engenheiros, sociólogos, antropólogos, geógrafos, advogados e economistas.

A tradição e o tempo de atividade do PROPUR tem produzido uma clara inserção regional. É permanente a participação de docentes de outras instituições de ensino que tratam das questões relativas ao urbanismo, particularmente as escolas de Arquitetura instaladas no Estado, que buscam uma titulação na área específica de atuação. O PROPUR também tem abrigado estudantes de outras partes do país, principalmente oriundos dos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Pará, assim como estudantes de outros países, tais como Uruguai, Argentina, Peru e México, contribuindo desta forma a nível regional, nacional e latino-americano com a formação de docentes e pesquisadores da área que introduzem em seus cursos os conhecimentos adquiridos e aplicam as novas metodologias de análise urbana e regional.

A implantação do curso em nível de Doutorado a partir de 2004 visa ampliar a formação e qualificação profissional na área do planejamento urbano e regional na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e responder ao interesse manifestado pela sociedade quanto às atividades desenvolvidas pelo PROPUR, que reflete o estado da arte do conhecimento em Planejamento Urbano e Regional.

O PROPUR faz parte do Programa de Excelência Acadêmica PROEX/CAPES, cujo objetivo é manter o padrão de qualidade dos programas de pós-graduação com nota 6 ou 7, pertencentes a instituições jurídicas de direito público e privado. O recursos do PROEX/CAPES mantêm o funcionamento do Programa além de fornecer bolsas de mestrado, doutorado e PNPD (Programa Nacional de Pós Doutorado). O PROPUR também se beneficia de recursos orçamentários e extra-orçamentários, investidos via Faculdade de Arquitetura e Reitoria da UFRGS, especialmente daqueles relativos a infraestrutura geral e apoio à pesquisa através de bolsas de iniciação científica.

O PROPUR também faz parte da Rede DOCASUR (Red de Doctorados en Arquitectura y Urbanismo de Universidades Públicas Sudamericanas), juntamente com outras universidades da Argentina, Uruguai e Brasil. A Rede DOCASUR se propõe à coordenar esforços orientados à excelência na formação de doutores em Arquitetura, Urbanismo e planejamento urbano no âmbito regional sul americano

Em 2018 a UFRGS desenvolveu seu Projeto Institucional de Internacionalização, o PRINT-UFRGS articulado ao seu PDI (Plano de desenvolvimento Institucional). O PROPUR está integrado ao PRINTUFRGS, inserido nas temáticas 1 e 6: Tema 1: Desenvolvimento sustentável; diversidade; mudanças climáticas; sustentabilidade ambiental, social e econômica, incluindo aspectos éticos e legais; Tema 6: Cidades inteligentes, urbanizações complexas, indústria 4.0 e economia do compartilhamento.

O PROPUR elencou um conjunto de instituições prioritárias para o intercâmbio no âmbito do Programa PRINT, em função de interações já existentes entre seus professores:

• Universidade de Duisburg–Essen/Alemanha

• Massachusetts Institute of Technology MIT, Cambridge/EUA

• College of Architecture da Texas A&M University/EUA

• Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales/França

• Universidad Castilla-La Mancha/Espanha

• Institut für Stadt- und Regionalplannung, Fachgebiet Städtebau und Siedlungswesen – TUBerlin, Berlim/Alemanha

• Universidade de Washington/EUA

• TRAC – Washington State Transportation Research Center, Washington/EUA

• Universidade Sapienza, Roma/Italia

• Universidade Texas, San Antonio/EUA

• LNEC, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisboa/Portugal

• University of Huddersfiled, Huddersfield/Reino Unido

• Universidade de Bolonha, Bolonha/Italia

• University College of London, Londres/Inglaterra