LINHAS DE PESQUISA

O Programa contempla atualmente cinco Linhas de Pesquisa, correspondendo às linhas de trabalho desenvolvidas no momento pelos seus pesquisadores. As linhas de pesquisa Cidade, cultura e política e Planejamento e Espaço Urbano e Regional  estão vinculadas à Área de Concentração PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL E OS PROCESSOS SOCIAIS, enquanto que as linhas Sistemas configuracionais urbanos, Percepção e análise do espaço urbano , Infraestrutura  e Planejamento Urbano e Ambiental pertencem à Área de Concentração SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO EM PLANEJAMENTO E DESENHO URBANO. 

Cidade, Cultura e Política

Esta linha de pesquisa contempla as práticas sociais, as políticas públicas e as representações coletivas, expressas em discursos e imagens que se constituem historicamente sobre os espaços e as vivências que tem como marco a cidade.

Integrantes: Celia Ferraz de Souza, Daniela Marzola Fialho, Eber Pires Marzulo, Maria Soares de Almeida, Paulo Edison Belo Reyes, Inês Martina Lersch, César Bastos Mattos Vieira, Daniele Caron, Marc Allan Weiss e Tarson Núñez 


Planejamento e Espaço Urbano e Regional

Na linha de pesquisa se considera a distribuição espacial das atividades como determinada por processos sociais interagindo com o meio físico, estabelecendo-se uma composição de relações na qual os traços principais são de tipo sócio-econômicos relacionados a diferenciações na apropriação de renda, de recursos naturais e construídos e de tecnologias; do tipo político-organizacional; e por variáveis físicas do tipo locacionais. Esses processos determinam um continuum de situações, estímulos, conflitos, condicionamentos e regulações, demandando para sua análise, uma visão histórica. As pesquisas analisam esses processos sócio-espaciais tendo como objetos casos de desigualdades regionais e urbanas, e de práticas do planejamento urbano e regional, através de análises empíricas, bem como de análises críticas e propositivas sobre abordagens teóricas referentes a questões sócio-espaciais urbanas e regionais.

Integrantes: Aldomar Arnaldo Ruckert, Heleniza Ávila Campos, Livia Teresinha Salomao Piccinini, Luciana Inês Gomes Miron e Clarice Misoczky de Oliveira.


Sistemas Configuracionais Urbanos

Esta linha de pesquisa centra-se no estudo da morfologia urbana, buscando descrever estados e processos configuracionais e suas relações com a dinâmica social correspondente. Abrange projetos voltados à concepção e construção de modelos de simulação e dinâmica espacial, análise espacial avançada e desenvolvimento de medidas de desempenho urbano.

Integrantes: Clarice Maraschin, Romulo Celso Krafta, Fábio Lucio Lopes Zampieri e Décio Rigatti 


Percepção e Análise do Espaço Urbano

Investiga as relações entre usuários e o ambiente construído, envolvendo os processos de percepção e cognição ambiental como instrumentos no planejamento e construção do espaço urbano. É analisado o efeito de características físico-espaciais definidoras da estética e qualidade urbana, níveis de territorialidade, segurança, legibilidade e acessibilidade sobre as atitudes e comportamentos dos indivíduos. Desenvolve análise empíricas e avaliações de desempenho através de métodos de avaliação pós-ocupação e métodos de descrição e análise espacial.

Integrante: Antônio Tarcísio da Luz Reis 


Infraestrutura e Planejamento Urbano e Ambiental

Esta linha de pesquisa desenvolve análises da infraestrutura urbana relacionando-a com os demais aspectos das questões urbanas, em especial à questão ambiental, visando subsidiar a formulação de propostas de intervenção.

Integrantes: André Luiz Lopes da Silveira, Carlos André Bulhões Mendes e Júlio Celso Borello Vargas