Imagem: Divulgação
Notícia 30 maio, 2019

Unimúsica 2019 estreia na próxima quinta (6)

O mais antigo projeto musical de Porto Alegre retorna no dia 6 de junho, quinta-feira, às 20h, no Salão de Atos da UFRGS. Este ano, o projeto homenageará a cidade e se encontra dentro das comemorações dos 85 anos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A 38ª edição do Unimúsica apresenta a série Cidade Presente – a cidade que se vê, a cidade que se escuta, que se encerra no dia 12 de dezembro. Ao todo, serão oito concertos inéditos, concebidos conjuntamente – espécie de “curadoria transversal” – pela equipe de diretores e curadores.

A programação do evento terá nomes importantes do cenário musical porto-alegrense, como Hique Gomez, Gutcha Ramil, Ana Fridman, Negra Jaque, Pedrinho Figueiredo e Antonio Villeroy. Os instrumentistas, compositores e intérpretes de diferentes estilos reunidos tem o objetivo de homenagear os diferentes tons de Porto Alegre. A curadoria é compartilhada, mas a coordenadora da série é Lígia Petrucci, responsável pela programação cultural do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS (DDC). Fazem parte também da comissão, Ana Laura Colombo de Freitas, Andressa Ferreira, Juarez Fonseca e Roger Lerina.

A distribuição de ingressos ocorrerá na semana de cada espetáculo, na recepção do Centro Cultural, iniciando às segundas-feiras, das 9h às 18h, mediante 1kg de alimento não-perecível. Cada interessado poderá adquirir gratuitamente até dois ingressos.

Haverá também uma unidade especial de distribuição no Campus do Vale. Os bilhetes estarão disponíveis no estande do DDC no ILEA em toda segunda-feira prévia ao espetáculo, das 9h às 17h.

A programação completa pode ser acessada clicando aqui.

Unimúsica 2019 – série Cidade Presente: a cidade que se vê, a cidade que se escuta

Cidades se constroem e se transformam não apenas na materialidade visível das edificações e dos traçados urbanos, mas também (e, talvez, sobretudo) nos modos de sociabilidade, nas diferentes práticas de interação entre grupos, pessoas, personagens. Seus pequenos rituais, suas festas, suas celebrações, sejam cotidianas ou extraordinárias, são marcas que revelam certos modos de vida. A cidade – obra coletiva de milhares de individualidades, perene e efêmera – é, a um só tempo, um lugar e a ação que nele e para ele se realiza.

A série Cidade presente – a cidade que se vê, a cidade que se escuta do Unimúsica 2019 foi pensada para Porto Alegre. Pensada, na verdade, por Porto Alegre: em seu interesse, em sua defesa. A programação teve como ponto de partida as múltiplas cenas e distintas geografias da música. O que será visto e escutado no palco do Salão de Atos é a própria cidade, com suas zonas de convergência e divergência, suas sobreposições de tempos, suas visibilidades e invisibilidades, suas tensões e cintilações.

 

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)