Imagem: Divulgação
Notícia 9 maio, 2019

7ª Semana da África na UFRGS debate sobre fluxos de migrações e africanidade

Inicia no dia 21 de maio (terça-feira), às 19h, a 7ª Semana da África na UFRGS, com o tema Fluxos Transnacionais e Africanidade. Estudantes, professores, artistas e empreendedores de vários países africanos estarão reunidos na Sala II do Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro) para falar sobre a vida na diáspora. O evento busca refletir, entre outros, sobre as implicações dos deslocamentos sociais, religiosos, estilísticos, do ponto de vista de africanos e descendentes e sobre o modo como as sociedades de destino de migrantes africanos atualmente os recebem, acolhem e integram.

O Departamento de Educação e Desenvolvimento Social da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS (DEDS) realiza, desde 2013, esta ação de caráter acadêmico e cultural, que tem como referência o dia 25 de maio, reconhecido desde 1972 pela ONU como o Dia da África. O evento é fruto da demanda de estudantes da UFRGS de diversos países do continente africano. As edições da Semana da África são construídas com a participação deles tanto na definição do tema norteador quanto na escolha de palestrantes e atividades. A principal finalidade é aprofundar conhecimentos e reflexões sobre África, em reconhecimento à afinidade histórica e cultural que tem com o Brasil.

A programação da 7ª Semana da África na UFRGS compreende palestras, mesas temáticas, rodas de conversa, atividades culturais, sessões de apresentação de trabalhos acadêmicos e relatos de experiências pedagógicas sobre diversos aspectos dos povos africanos, sua relação com os afrodescendentes e as culturas negras do Novo Mundo. Também haverá exibição de filmes para escolas e uma feira de gastronomias, roupas, tecidos e acessórios africanos. A programação completa pode ser acessada no site do evento.

A Semana acontece de 21 a 24 de maio, na Sala II do Salão de Atos e no Centro Cultural da UFRGS. Haverá certificação para os participantes, através de inscrições no local. A entrada é franca. Para os servidores técnicos e docentes da UFRGS, o evento será validado como ação de capacitação pela EDUFRGS. Neste caso, as inscrições devem ser feitas pelo Portal do Servidor.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

prorext@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 8h-12h e 14h-18h)