Imagem: Divulgação
Notícia 18 junho, 2018

“A Vida na Terra” é tema do XIII Ciclo de Palestras do Instituto de Física/UFRGS

Nesta quinta-feira (21 de junho), às 19h30, no Planetário José Baptista Pereira da UFRGS (Av. Ipiranga, 2000 – Santana – Porto Alegre), acontece o XIII Ciclo de Palestras do Instituto de Física da UFRGS. O tema desta edição é “A Vida na Terra e as Culturas sob a Influência de Solstícios  e Equinócios”.

Ao longo do ano, nosso cotidiano é marcado por várias datas festivas que comemoram eventos de origem histórica e/ou religiosa. Nosso calendário segue o ritmo das estações, definidas pelos dias de ocorrência de solstícios e equinócios. As festas profanas (assim nomeadas pelas religiões que surgiram mais tarde) carregavam a ideia de morte e ressurreição de uma deusa, a natureza. Tais conexões estão perdidas hoje para a maioria das pessoas, bem como a relação entre o fenômeno dos equinócios e solstícios e práticas socioculturais e econômicas das diferentes culturas. Também a distribuição dos seres vivos na Terra foi e é influenciada pela forma como a Terra é iluminada e aquecida pelo Sol. Neste encontro procuraremos discutir e refletir sobre tais questões resgatando conhecimentos tradicionais e a conexão destes com as múltiplas relações entre grupos humanos, percepções, concepções, práticas e conhecimento científico que envolvem o céu.

A atividade conta com a participação de Daniela Pavani – professora do Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS. Graduada em Física pelo IF/UFRGS (1998) é Mestre em Física (2001) e Doutora em Ciências (2005), ambos títulos obtidos junto ao IF/UFRGS. Realizou pós-doutoramentos junto aos Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – IAG/USP e Instituto de Física da UFRGS. É pesquisadora em Astronomia e Astrofísica, na área de Evolução de Aglomerados Abertos de Estrelas, e na área de Educação em Astronomia. Atua na extensão universitária em programas como Observatório Educativo Itinerante, Aventureiros do Universo, Astronomia Juruá e Meninas na Ciência. É também diretora do Planetário da UFRGS Prof. José Baptista Pereira.

A atividade é aberta ao público e como ingresso, solicita-se a doação de 1 kg de alimento não perecível, material escolar, brinquedos ou roupas que serão distribuídos às instituições carentes do entorno do Campus do Vale da UFRGS.

Será permitida a emissão de certificados, com validade para créditos complementares, aos alunos da UFRGS.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)