Foto: Vitória Freitas
Notícia 29 agosto, 2018

Abertura do SEURS 36 traz Oscar Jara e propõe extensão com agente transformador

A cerimônia de abertura do SEURS 36 reuniu uma plateia animada no final da tarde de ontem, no Salão de Atos da UFRGS. Palmas e vozes ecoaram ao escutar o nome de cada uma das 28 delegações presentes no evento, oriundas dos três estados da região sul.

Em um primeiro momento, a Pró-Reitora de Extensão – Sandra de Deus, a Vice-Reitora – Jane Tutikian, e o Reitor – Rui Vicente Oppermann – saudaram o público e ressaltaram a importância da UFRGS sediar a atividade após 15 anos. Além deles, a coordenadora da Regional Sul do FORPROEX, Nádia Bucco, também participou da solenidade.

A seguir, foi o momento de prestigiar a conferência de abertura com o educador popular e sociólogo Oscar Jara. Com o tema sobre os desafios éticos, políticos e pedagógicos que a extensão universitária enfrenta como ação transformadora, o pensador abordou reflexões sobre os dilemas da transformação, educação popular, contexto latino-americano e educação pública.

Para Jara, há uma encruzilhada da qual o ensino não pode escapar: “Ou entendemos o papel da universidade, o papel da extensão, para nos adaptar a lógica dominante. Ou fazemos um esforço para transformar este contexto em que vivemos”. Ele acredita na educação popular como processos, não apenas como atividades soltas.

Trechos do poema “Canção Óbvia”, de Paulo Freire, e a canção “Tengo América em mi voz”, de Carlos Mejía Godoy, compuseram o encerramento da palestra. Convidada por Oscar Jara, a plateia entoou conjuntamente com o conferencista alguns trechos da música.

O Grupo Tradição Cultura Herança – TCHE/UFRGS encerrou o encontro com a apresentação do espetáculo “Paixão Pela Dança”. Um tributo ao pesquisador Paixão Côrtes, falecido aos 91 anos, no dia 27 de agosto.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)