Notícia 20 novembro, 2020

Ação de extensão convida calouros da Escola de Engenharia para competição

Os calouros futuros engenheiros que estão aguardando para iniciar as aulas do segundo semestre de 2020 estão convidados a participar de uma ação de extensão que promete movimentar as três primeiras semanas de dezembro. Trata-se do PreparaEng, uma competição de conhecimentos que ajuda a relembrar e entender melhor os conceitos de Matemática, de Física e de Química do Ensino Médio, fundamentais para os cursos de Engenharia.

A ação é o desdobramento de uma experiência pioneira ocorrida no primeiro semestre, denominada Eletrochallenge, voltada aos ingressantes de 2020/1 da Escola de Engenharia que estavam em casa, sem aulas, aguardando o início do Ensino Remoto Emergencial (ERE). O Eletrochallenge, pauta da edição online de 4 de junho do Jornal da Universidade, foi concebido pelo professor Alberto do Canto, do Departamento de Engenharia Elétrica, que propôs uma dinâmica de competição remota com apresentação de desafios para serem enfrentados pelos estudantes em equipes. A proposta do Eletrochallenge e agora do PreparaEng é a mesma da disciplina Aprendizagem Autônoma I, ministrada por Alberto desde 2018: que os estudantes se ajudem mutuamente para que todos saibam resolver as questões apresentadas. Em tempos pré-pandêmicos, a disciplina contava com uma sala de estudos presencial, onde os alunos se reuniam para estudar com o apoio de monitores.

Diante da suspensão, ainda em março, das aulas presenciais devido à covid-19 e da indefinição quanto à implantação do ERE, professores e alunos pensaram em alternativas para manter os calouros estudando. Foi aí que surgiu o Eletrochallenge, cuja adesão e os bons resultados obtidos encorajaram o grupo a ir além e lançar o PreparaEng, que vai acontecer entre 1º e 18 de dezembro, antes do início do segundo semestre acadêmico de 2020, em 25 de janeiro de 2021. O aluno de Engenharia Elétrica Caio Belle, um dos formuladores do PreparaEng, explica que o público prioritário da ação são os ingressantes de 2020/2 da Escola de Engenharia, mas também estão convidados calouros de outras universidades e alunos de Ensino Médio e de cursos pré-vestibular interessados em estudar Engenharia ou apenas em conhecer um pouco sobre a área.

Incentivados pelos professores, Caio e outros estudantes parceiros no projeto conceberam a dinâmica e a organização da ação, que recebe o apoio da Direção da Escola de Engenharia e das Comissões de Graduação dos cursos. Conforme foi definido pelo grupo, os inscritos no PreparaEng serão divididos por sorteio em equipes com cerca de 20 participantes cada uma. As atividades previstas incluem aulas pela plataforma Moodle para fixação de conteúdos, seguidas de atividades de resolução de problemas e questões, e ainda debates síncronos. Os participantes receberão certificado de atividade de extensão com 45 horas/aula, as quais poderão ser usadas como créditos complementares na graduação.

O professor Roberto Petry Homrich, chefe do Departamento de Engenharia Elétrica, elogia a mobilização dos colegas e dos alunos e destaca a importância de iniciativas que preparam os jovens e oferecem condições para que todos possam concluir seus cursos de graduação.

Interessados em participar podem inscrever-se até o dia 29 de novembro no link bit.ly/PrepENG. Saiba mais sobre o PreparaEng nas redes sociais do projeto: Instagram – @projetopreparaeng e Facebook – Preparaeng.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

prorext@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 8h-12h e 14h-18h)