Início Agenda Evento
Foto: Mariana Sirena/Ospa
Foto: Mariana Sirena/Ospa

Segundo concerto da Série UFRGS 2017 da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre

Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro, ao lado da Reitoria), Porto Alegre
04/04/2017
20h30
http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/maestro-norte-americano-rege-ospa-no-salao-de-atos

O segundo concerto da Série UFRGS 2017 da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre acontecerá no dia 4 de abril, terça-feira, no Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro, ao lado da Reitoria). O evento terá início às 20h30, e os ingressos estarão à venda na bilheteria do Salão de Atos da UFRGS, no mesmo dia, a partir das 11h. Com regência do norte-americano Garrett Keast, primeira vez no Brasil, o programa reúne duas obras de 1886, o Concerto para Piano e Orquestra, op. 10, de Henrique Oswald, a qual contará com a participação do pianista brasileiro Nahim Marun, e a Sinfonia nº 3 de Camille Saint-Saëns.

O Concerto para Piano de Oswald (1852-1931), que abre o repertório, é a primeira peça deste gênero na música de concerto brasileira. Nascido no Rio de Janeiro, o compositor passou trinta anos estudando na Europa, e dedicou o trabalho ao seu mestre, o italiano Giuseppe Buonamici. Para o pianista Nahim Marun, “É uma obra cheia de vigor e arroubos de juventude, que exala um agradável otimismo, qualidade menos frequente no estilo composicional tardio oswaldiano”. Na época da composição, Oswald conheceu Franz Liszt, que o impressionou e deixou marcas em seu estilo.

A segunda obra da noite também tem pontos de contato com o legado de Liszt. O francês Saint-Saëns (1835-1921), que foi amigo do brasileiro Oswald, dedicou sua Sinfonia nº 3 ao compositor e pianista Liszt logo que soube de seu falecimento, no próprio ano de 1886. Trata-se de uma sinfonia dividida em duas partes que abarcam os quatro movimentos tradicionais, mas com um desenvolvimento que permite fusões entre eles. É a última sinfonia de Saint-Saëns, e o uso proeminente do órgão lhe rendeu o subtítulo de “Sinfonia Órgão”.

Estudantes, técnico-administrativos e professores da UFRGS podem retirar ingressos de cortesia a partir de quinta-feira, dia 30, na administração do Salão de Atos. A cota é limitada, com distribuição feita por ordem de chegada. É necessário apresentar o Cartão da UFRGS, e cada pessoa pode retirar 2 ingressos. A administração do Salão de Atos funciona das 9h às 12h e das 14h às 18h. Mais informações no site da UFRGS.

Agenda
Agenda

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)