Foto: Fabrício Simões
Notícia 4 abril, 2016

Alice no País das Maravilhas será encenada em Língua Brasileira de Sinais

Com o objetivo de promover a divulgação da Língua Brasileira de Sinais, no dia 12 de abril, às 20h, a UFRGS recebe a montagem Alice no País das Maravilhas, com entrada franca. Com um elenco composto por atores surdos, a peça é apresentada em Libras, no Salão de Atos (Prédio 12108 – Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro), com distribuição de senhas a partir de 19h.

Diferentemente do convencional, em que a tradução é feita para a língua de sinais, neste espetáculo é realizada uma adaptação para o público ouvinte por meio da narração dos acontecimentos e das falas. O espetáculo é pensado para as pessoas com deficiência – e a acessibilidade feita para os ouvintes –, o que cria um espaço de plateia compartilhada, em que a inclusão deixa de ser um conceito teórico e se transforma em prática.

A peça transita por um universo fantástico, no qual os personagens saltam das páginas dos livros para o palco. Os cenários e figurinos são gigantescas dobraduras de papel (origamis) que se transformam constantemente diante do público. A interpretação fica a cargo do grupo Signatores, único da região Sul do Brasil composto por artistas surdos.

Quem dá vida a Alice é a atriz negra Brenda Artigas, representando uma nova menina, sem a reprodução de um imaginário Disney ou até mesmo das ilustrações originais do Tenniel, responsável por transformar a criança de cabelos curtos e castanhos em uma personagem de cabelos compridos e loiros.  Além de Brenda, completam o elenco os atores Bruno Anjos, Karina Moraes, Márcio de Lima, Rosiglei Vieira, Umberto da Rosa.

A atividade é parte da programação do III Encontro de Cidades e Universidades, que busca fomentar a participação das cidades no processo de integração regional do Mercosul e colaborar com a consolidação de um bloco transnacional mais justo e cidadão.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)