Notícia 5 fevereiro, 2018

Alunos da FCE conquistam 2º lugar em concurso universitário de curta-metragem

O curta-metragem “Nota Fiscal? Sim, por favor!”, produzido por alunos da Faculdade de Ciências da UFRGS, conquistou o segundo lugar na premiação da 3° Luz, Câmera e Educação Fiscal, concurso universitário de curtas-metragens promovido pelo Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), da Prefeitura Municipal de Santa Maria, em parceria com a Receita Federal. Os vencedores foram divulgados na terça-feira, dia 19 de dezembro, na Delegacia da Receita Federal em Santa Maria.

A atividade contou com a inscrição de 20 produções de diferentes estados do país que abordaram a questão da Educação Fiscal. Foram avaliadas as categorias de animação, documentário e ficção, premiando do 1º ao 5º lugar os trabalhos realizados por estudantes e do 1º ao 3º lugar, os de professores. O objetivo do concurso é o de  conscientizar a população sobre as funções sociais e econômicas dos tributos.

Sob a coordenação da professora Rosa Ângela Chieza,”Nota Fiscal? Sim, por favor!” foi desenvolvido por Guillermo Amado Carbonell, Pedro Henrique Da Silva Bernardes, Gabriel Pires Vanzelotti e André Eduardo Barbosa Palmeira. O curta explica a importância da emissão da nota fiscal para a manutenção e o financiamento dos bens públicos, direitos que garantem o bem-estar e qualidade de vida à população.

Visando a fomentar a educação fiscal na sociedade brasileira, a FCE/UFRGS oferece o curso de extensão Educação Fiscal e CidadaniaA ação é aberta à comunidade e já realizou 5 edições, cujos encontros procuram discutir a origem, a aplicação e o controle dos recursos públicos como forma de ampliar o controle e a participação social. As aulas são ministradas por professores e professoras da unidade no âmbito do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF).

O concurso “Luz, Câmera e Educação Fiscal” é promovido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Educação e de Finanças e do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), em parceria com a Receita Federal. O apoio é da Secretaria Estadual de Educação, Receita Estadual, Escola de Administração Fazendária (ESAF) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Os vídeos ganhadores estão disponíveis no canal do Programa Municipal de Educação Fiscal no Youtube.

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)