Imagem: REX
Imagem: REX
Notícia 7 novembro, 2018

Atividade de Extensão aborda a arte do burlesco

Nos dias 12 e 13 de novembro (segunda e terça-feira), acontece o evento de Extensão Burlesco: cena, corpo e política, coordenado pelo professor Henrique Saidel, no Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS – DAD/UFRGS (Rua Sr. Dos Passos, 248 — Centro Histórico, Porto Alegre). A atividade, que tem entrada franca, inclui mesa-redonda com quatro convidadas especiais e um workshop prático com Giorgia Conceição a.k.a Miss G. O objetivo do encontro é estimular o estudo, a reflexão e a divulgação da arte do burlesco e do cabaré, promovendo ações teóricas e práticas, conectando artistas, pesquisadores, agentes culturais, estudantes e comunidade interessada.

Na segunda-feira (12), a atividade ocorre na Sala 01 do DAD/UFRGS, às 14h, com a mesa redonda Burlesco: cena, corpo e política. Giorgia Conceição a.k.a Miss G. (Curitiba-PR) é uma das palestrantes. Ela debate sobre o tema Desnudando o Burlesco: um olhar sobre estratégias e políticas de criações dissidentes, cruzando temas de suas pesquisas acadêmicas (mestrado em Artes Cênicas pela UFBA) e artísticas, com foco nos atravessamentos entre teatro contemporâneo, burlesco e cabaré.

Junto a ela, Gabriela Chultz (Porto Alegre-RS) palestra sobre A mulher na arte do burlesco: incorporações, valores e mercado de trabalho, compartilhando sua pesquisa de doutorado no PPGAC-UFRGS: ideias sobre a incorporação de valores dentro da prática artística burlesca são discutidas, evidenciando o papel da mulher e um olhar crítico e de revisão sobre as chamadas danças populares. A convidada também traz reflexões sobre a incorporação de valor pela mulher na arte, em certo mercado de trabalho, e na sociedade, tomando o burlesco como fenômeno artístico.

Outras duas palestrantes se apresentam neste dia: Carolina Disegna e Diovana Gheller (Porto Alegre-RS), idealizadoras e produtoras do Porto Alegre Burlesque Festival e  proprietárias do Von Teese Bar, espaço dedicado ao cabaré, burlesco e outras variedades. Elas fazem relatos sobre seus projetos e experiências.

O evento continua no dia seguinte, terça-feira (13), com a performer Giorgia apresentando o workshop A burla do corpo: workshop de criação em burlesco, das 9h às 13h, no Estúdio 03 do DAD/UFRGS. A proposta é refletir sobre a construção de identidades como performers, burlando os julgamentos de si mesmo e dos próprios corpos. A atividade é aberta ao público geral, mesmo não tendo experiência em burlesco e cabaré. As inscrições são gratuitas e ocorrem até o dia 10 de novembro (sábado). Para participar, os interessados devem responder brevemente a pergunta “Como você acha que o workshop poderia contribuir com suas pesquisas artísticas e acadêmicas?” e enviar a resposta para o e-mail henriquesaidel@gmail.com. As vagas são limitadas.

Para mais informações, entre em contato com Henrique Saidel, pelo telefone (51)9.9962.3858.

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)