Foto: divulgação GEEMPA
Notícia 18 abril, 2017

Salão de Atos da UFRGS recebe aula pública com Esther Pillar Grossi

No dia 24 de abril, das 9h às 12h, a educadora e fundadora do Grupo de Estudos Sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA), Esther Pillar Grossi, realizará uma Aula Pública em comemoração ao seu aniversário de 81 anos. O evento tem como tema de discussão “Com os Campos Conceituais se ensina muito mais”, e será sediado pelo Salão de Atos da Reitoria da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro). A atividade é gratuita e será fornecido atestado de presença.

A estrutura da aula, já realizada no ano anterior, terá algumas mudanças. Alguns participantes, representantes de diversas áreas das atividades humanos, no palco, divididos em pequenos grupos vão ser desafiados, bem como todos os presentes, com situações didáticas no campo de uma Matemática “a serviço do pensamento”, conforme dito por Esther. Trata-se de abordar a elaboração do matemático, filósofo e psicólogo francês Gérard Vergnaud de que existem duas fases no processo da aprendizagem: uma operatória e outra predicativa.

Os convidados são o psicanalista Alfredo Jerusalinsky, a doutora em pediatria Ana Cecília Sucupira, a economista e Ministra da Educação da Colômbia de 2002 a 2010, Cecília Maria Verez White, a antropóloga Claudia Fonseca, o empresário Eduardo Bier, o doutor em ensino-aprendizagem de Física, Gabriel Carvalho, o doutor em Medicina José Antonio Veiga Sanhudo, a doutora em educação Maria Aparecida Bergamaschil e o poeta, cronista e jornalista Fabricio Carpinejar.

A aula é dirigida a professores de todos os níveis de escolaridade e demais interessados. As inscrições podem ser realizadas no site do GEEMPA.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)