Foto: Dora Assumpção
Notícia 23 outubro, 2015

Ballet da UFRGS nas Tertúlias do 16° Salão de Extensão

Nesta quinta (23) o Projeto de Extensão Ballet da UFRGS se apresentou durante as Tertúlias no 16° Salão de Extensão. A idealizadora do Projeto, Professora Lizete Vargas, esteve presente na roda de conversa e contou como o Ballet da UFRGS surgiu.

Com a criação do curso de Dança na Universidade, nasceu a vontade de criar um grupo de Ballet para fazer espetáculos. Em 2010, o grupo era formado por 6 bailarinos (estudantes de Dança), logo depois, a PROREXT ofereceu apoio ao Projeto e disponibilizou bolsas para os participantes. Hoje, são 10 bailarinos que ensaiam em uma sala adaptada para o Ballet, recentemente inaugurada.

O Ballet da UFRGS tem focado seus trabalhos na perspectiva espetacular e participa de diversos festivais. Segundo a Professora Lizete, a Atividade de Extensão tem contribuído na formação dos alunos do curso de Dança e ajudado na interação com o público “É um espaço de formação de bailarinos, iluminadores, maquiadores…”.

O desafio para 2016 é ampliar e abrir o Projeto para toda a UFRGS, para bailarinos de outros cursos e para a comunidade de baixa renda. Pedidos para entrar no grupo e aprender ballet têm sido frequentes. A professora afirma que o objetivo será levar a dança para pessoas que não tem condições de pagar por uma escola de ballet “Levar a arte às comunidades, estar dentro da comunidade”.

Mais informações

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)