Foto: Maximiliano Souza
Notícia 9 novembro, 2018

Banda AfroEntes se apresenta no Som no Salão

A Banda AfroEntes se apresenta, na próxima quarta-feira (14), às 20h, no Salão de Atos (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro). No programa, estão canções autorais do coletivo formado por Nina Fola (voz e percussão), Nilson Tòkunbò (baixo, cavaquinho e vocais) e Vladimir Rodrigues (violão, guitarra e vocais). O repertório mescla a tradição de matriz africana com a sonoridade contemporânea, em temas dançantes, reflexivos e afirmativos. A apresentação integra o Som no Salão – 2018 e o Novembro Negro na UFRGS.

Para o evento, foram convidadas as cantoras Loma e Negra Jaque, os músicos Ìdòwú Akínrúlí e Edu do Nascimento (Filhos do Mestre Giba Giba) e a declamadora Marieta Silveira, com participações especiais de Josi Abidemi (backing vocals) e Eduardo Pacheco (percussão). A entrada é franca, obedecendo à ordem de chegada. Serão aceitas doações de 1kg de alimentos não-perecível, na entrada do show, beneficiando os projetos Ori Inu Ere e Casa do Hip Hop. No hall do Salão de Atos, haverá o Bazar Afro, reunindo afro-empreendedores e artesãos, com produção voltada para a identidade étnica. Artesanato, alimentação, literatura, estética cultural, vestuário, cosméticos naturais são algumas das opções da feira.

Criada em 2015, a Banda AfroEntes resgata um trabalho iniciado em 2000 com a proposta de tocar a música negra em seus variados estilos, com referência na cultura afro-gaúcha. Segundo seus integrantes, o que motiva a existência do grupo é a possibilidade de contribuir para a visibilidade da representação do negro e da negra no cenário cultural gaúcho, buscando elementos da presença afro, onde ela se encontra. O trabalho da banda tem fundamento em ritmos populares, urbanos e rurais, profanos e religiosos, como o suingue, samba, samba de roda, reggae, ijexá, congadas, alujás, salsa, entre outros, e em composições próprias ou de outros autores. Algumas das apresentações da AfroEntes podem ser vistas pelo YouTube, como o vídeo de Sonhada Liberdade. Outras informações podem ser encontradas na página do Facebook da banda.

Desde 2010, o Som no Salão tem possibilitado a aproximação de novas manifestações artísticas musicais com o público de Porto Alegre, a partir de espetáculos que tem como um de seus pilares a formação de plateia, uma vez que os projetos selecionados apresentam uma diversidade de estilos musicais. O evento recebe a cada ano cerca de 100 inscrições. Mais informações podem ser encontradas no site do Som no Salão, na página do Facebook, pelo e-mail somnosalao@ufrgs.br ou pelo telefone (51) 3308.3066.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)