Foto: Divulgação
Notícia 21 maio, 2019

Cantora Elza Soares receberá o título de Doutora Honoris Causa na UFRGS

A cantora de música popular brasileira Elza Soares receberá da UFRGS a homenagem devida pelo conjunto de sua obra na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: o título de Doutora Honoris Causa. A entrega do reconhecimento à cantora ocorrerá no dia 26 de maio, às 20h, no Salão de Atos da UFRGS. A distribuição de ingressos ocorre desde o dia 20 de maio das 9h até às 19h no pátio do Centro Cultural.

Após a entrega do título, Elza Soares receberá para uma conversa o escritor e músico José Miguel Wisnik. Os dois darão testemunhos e debaterão sobre as Coisas Essenciais da Vida, projeto desenvolvido pelo Departamento de Difusão Cultural da UFRGS até 2003, que tem uma sessão especial com os convidados no dia 26 de maio. A última etapa da programação do dia dedicado à cantora ocorrerá no hall de entrada do Salão de Atos da UFRGS. Elza lançará ao público sua nova biografia, “Elza”, realizada em parceria com o jornalista Zeca Camargo. Haverá sessão de autógrafos no local. A entrega do reconhecimento a Elza Soares é um momento histórico para a cultura brasileira, em razão de ser a primeira vez que uma artista mulher e negra, ligada à música popular, recebe a distinção.

Com 35 álbuns gravados (afora os compactos e coletâneas) e mais de 60 anos de carreira, Elza Soares é uma das maiores personalidades da história da música popular brasileira. Eleita a Melhor Cantora do Milênio pela BBC de Londres em 1999, Elza viu seus trabalhos serem aclamados pelo público e pela crítica. Um de seus discos mais recentes, A mulher do fim do mundo (2015) recebeu o Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira e o prêmio de Melhor Álbum pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA).  Com um percurso sempre pautado pela ousadia, a artista se mantém atual e aberta a novas tendências, transitando também pelo rap e pelas experimentações com música eletrônica e incorporando temas relacionados ao preconceito étnico-racial, ao empoderamento feminino e à valorização das religiões de matriz africana.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)