Imagem: Divulgação
Notícia 15 fevereiro, 2019

Centro Cultural realiza evento de lançamento de “Maquinação do Mundo”

No dia 15 de março, o Centro Cultural da UFRGS, em parceria com a Editora Companhia das Letras, promove o evento de lançamento no Rio Grande do Sul do livro Maquinação do Mundo – Drummond e a Mineração, de José Miguel Wisnik, pianista, compositor e professor aposentado da Universidade de São Paulo. O evento acontece às 19h e é aberto ao público. A entrada é franca.

No livro, Wisnik percorre a obra de Carlos Drummond de Andrade e a história da mineração naquilo que diz respeito ao poeta sem perder de vista a potência da poesia como instrumento de percepção alargada e de criação de mundos. Numa viagem circunstancial a Itabira (MG), cidade natal de Drummond, o autor se deparou com traços do passado e sinais contemporâneos que levaram à elaboração de Maquinação do Mundo. Ensaísta de mão-cheia, Wisnik identifica o quanto a atividade mineradora refletiu nos escritos de Drummond e parte dessa percepção e de pesquisas históricas para elaborar a obra.

Além do lançamento, ocorre uma conversa entre o autor e Gonçalo Ferraz, professor do Departamento de Ecologia da UFRGS e poeta, e sessão de autógrafos a partir das 20h.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)