Foto: Acervo Centro Cultural
Notícia 1 abril, 2019

Centro Cultural recebe atividades da Virada Sustentável em Porto Alegre

O Centro Cultural, nos dias 5 e 6 abril, sedia algumas das 175 atividades promovidas pela Virada Sustentável – Porto Alegre 2019, um evento que busca chamar a atenção para questões de sustentabilidade, adotando como referência os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Plataforma 2030 da ONU. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

Para mais informações, confira a programação completa no site do evento.

Veja algumas das atividades que ocorrerão no Centro Cultural da UFRGS:

  • 5 de abril | Sexta-feira

Projeto Fotográfico Ecobarreira Arroio Dilúvio – das 9h às 18h

A atividade apresenta imagens da ecobarreira, mostrando a diversidade de material descartável trazido pelas águas do Arroio Dilúvio. A ecobarreira, desde março de 2016, quando começou a funcionar, até metade de janeiro de 2019, recolheu 482.520kg de lixo.

Telas Improvisadas – das 9h às 18h

Mostra de obras do artista plástico Fabiano Gonçalves, em sua maioria pinturas, feitas com matéria-prima reciclada desde o suporte até o acabamento.

Documentário: Em Frente – das 10h às 12h

Como parte integrante do Programa de Fellows no Rio Grande do Sul, o documentário traz reflexões sobre o empreendedorismo e a inovação social no país.

Arqueologia Pré-Colonial: Licenciamento Ambiental – das 14h às 15h

O documentário Arqueologia Pré-Colonial: Licenciamento Ambiental é um vídeo do DNIT/SC que apresenta o processo de resgate arqueológico realizado nas obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC.

Café com Paulo Freire: Para pensar e mudar o mundo – das 15h30 às 18h

O Café com Paulo Freire foi criado em julho de 2018 a partir de um diálogo sobre a importância do autor. Na Virada, o grupo pretende fazer uma roda de conversa sobre diálogo, esperança, indignação e outros assuntos que surgirem.

Oficina de Economia Feminista e Sustentabilidade no Mundo da Moda – das 15h30 às 18h

A oficina fará a reflexão sobre elementos da economia feminista. Será feita uma roda de conversa e uma atividade prática, na qual serão usadas as técnicas da customização, upcycling ou up cleaning.

Os modelos de educação existentes e seu impacto no empoderamento feminino e igualdade de gênero – das 16h às 18h

A atividade pretende criar um espaço para reflexões e diálogos sobre a reprodução de estereótipos a partir da educação que é recebida.

Acqua Inc: Mundo Quático – das 17h às 18h

O espetáculo, voltado ao público infanto-juvenil, aborda a temática da água e sua escassez, buscando conscientizar crianças, jovens e adultos sobre a mudança climática e os problemas causados pela falta de recursos naturais.

  • 6 de abril | Sábado

Projeto Fotográfico Ecobarreira Arroio Dilúvio – das 9h às 18h

Telas Improvisadas – das 9h às 18h

Roda de Inquietos e Futuros Desejáveis – das 9h30 às 12h

Será uma roda de conversa facilitada pela articuladora do grupo POA Inquieta Sustentável, Sílvia Marcuzzo. A programação terá a participação de outros integrantes do grupo e do próprio público, que será convidado a ler notícias e a propor como seria, num futuro desejável para a cidade, a mesma notícia daqui a décadas.

Cultura Popular, Cidadania e Identidade – 9h30

Afoxé, Capoeira Angola e Carimbó são algumas das vivências oferecidas no grupo Motirõ. Na Virada Sustentável, serão compartilhadas estas experiências permitindo ao público conhecer um pouco dos ritmos e movimentos destas tradições populares do Brasil.

Amazônia Conecta: Clima, Índios e Economia – das 9h30 às 18h

O seminário vai explorar as conexões entre questões climáticas, indígenas e econômicas no quadro amazônico e as relações destes temas com o Brasil e o mundo, o presente e futuro, na perspectiva da Plataforma 2030 da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ocorrerão três painéis temáticos com análises e debates que encaminham para a redação da Carta Amazônia Conecta – Porto Alegre, Virada Sustentável 2019.

Máxima Performance Zen-tecnológica: Prática de respiração para autossustentabilidade – das 10h às 11h30

Vivência teórico-prática na qual serão utilizados recursos tecnológicos avançados para demonstração da eficácia desta prática de respiração e seus benefícios.

Meta 12.6 ODS: Linguagem Comum e Finalidade Compartilhada – das 10h às 12h

O seminário aborda a meta 12.6 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que visa incentivar as empresas a adotarem práticas sustentáveis para integrar as informações de sustentabilidade ao seus ciclos de relatos.

Inovação social como caminho para construir diversidade racial na indústria criativa gaúcha – das 14h às 15h30

A roda de conversa visa trazer dados, conceitos e exemplos que propõem caminhos para se promover a diversidade racial na indústria criativa gaúcha.

Parklet Sustentável – das 14h às 15h30

Na Virada, será discutido o uso de parklets e paraciclos para fomentar a utilização de bicicletas na cidade de Porto Alegre.

Tela Indígena – das 14h às 16h

A Tela Indígena traz lideranças Mbyá-Guarani e Kaingang da região metropolitana de Porto Alegre para uma conversa sobre a paisagem cultural, o meio ambiente e a história desta região partindo da perspectiva indígena.

Produção de Conteúdo no Meio Rural – das 14h às 16h

Nesta oficina, será abordado o papel de uma comunicação humanizada para dar voz a iniciativas sustentáveis promovidas pela agricultura familiar e técnicas narrativas possíveis de serem usadas.

Mostra de Teatro Lambe Lambe – das 15h às 17h

Criado em 2017, o Coletivo Caixa de Pandora de Teatro Lambe Lambe é formado por artistas independentes que pesquisam a arte do teatro em miniatura na cidade de Porto Alegre.

Empreendedorismo Feminino Sustentável – das 16h às 18h

A roda de conversa terá depoimentos de quem empreende, debate sobre criatividade feminina, o que são ideias sustentáveis de negócios e relações saudáveis e afetivas, e troca de experiências.

Porto Alegre Personagem Literária – das 16h às 18h

Esta é a oficina do escritor Rafael Guimaraens, que falará sobre a preservação da memória da cidade através da narrativa literária e de como as características históricas, geográficas, culturais, climáticas, políticas e morais do local atuam como condicionantes para o desenvolvimento da narrativa.

Cinema Indígena: Mais além da produção de imagens – das 16h30 às 18h30

Serão exibidos dois curtas metragens produzidos na região metropolitana de Porto Alegre e haverá espaço para um bate-papo com os realizadores.

Ciência com Afeto para a Sustentabilidade – das 16h às 18h

A roda de conversa tem o objetivo de questionar em que medida e de que forma a ciência, se considerada para além da dimensão da racionalidade, pode contribuir para o desenvolvimento de formas criativas de pensar e desenvolver estratégias para a sustentabilidade.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

prorext@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 8h-12h e 14h-18h)