Imagem: NASA
Notícia 1 setembro, 2017

Ciência no Planetário realiza palestra “40 anos da Grande Jornada da Voyager”

Na próxima terça-feira, dia 5 de setembro, o Planetário Professor José Baptista Pereira (Av. Ipiranga, 2000 – Campus Saúde) realizará uma palestra do ciclo Ciência no Planetário. Às 19h, na Cúpula do Planetário, o professor do Instituto de Biociências e do Departamento de Biofísica da UFRGS, Jorge Quillfeldt falará sobre os “40 anos da Grande Jornada da Voyager”, missão de exploração espacial mais longeva da história. Quem tiver interesse de participar deve preencher o formulário de inscrição online.

Voyager é um programa de pesquisa espacial da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) do Governo dos Estados Unidos. Em 1977, a iniciativa lançou ao espaço duas missões, Voyager 1 e Voyager 2, com o objetivo de estudar os planetas Júpiter e Saturno e suas respectivas luas. Posteriormente, o programa foi ampliado, iniciando as primeiras explorações de Urano e Netuno e o estudo do espaço após a orbita de Plutão. Em 1990, com seus objetivos no sistema solar atingidos, iniciou-se a Missão Interestelar Voyager que, em 2004, enviou ambas as sondas para além da Heliosfera.

Em 20 de agosto de 2017, comemoraram-se os 40 anos do lançamento da jornada, a qual constitui a mais antiga e audaciosa missão de exploração espacial em atividade. Com seus sistemas eletrônicos alimentados por pequenos geradores nucleares, as sondas gêmeas Voyager poderão continuar em funcionamento até aproximadamente a década de 2020. A bordo de cada uma, há um disco de ouro contendo imagens e sons da Terra, projeto para durar por bilhões de anos, provavelmente mais tempo que o próprio planeta.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)