Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
Notícia 12 setembro, 2018

Cine debate sobre autismo acontece hoje na Sala Redenção

O Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Atenção à Saúde (CIPAS) e o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (Incluir), ambos vinculados à UFRGS, promovem nesta quarta-feira (12), às 16h, um cine debate sobre o filme O Cérebro de Hugo. A exibição da obra e a conversa após a sessão ocorrem na Sala Redenção – Cinema Universitário (Av Eng. Luiz Englert s/n, Campus Central UFRGS). A atividade conta com a presença da professora e consultora em autismo Vivian Missaglia, da professora e psicóloga Maíra Ainhoren Meimes e da psicóloga do CIPAS Denise Yates. O evento é gratuito e aberto ao público.

Dirigido por Sophie Révil, O Cérebro de Hugo é uma produção francesa de 2012 em forma de documentário ficcionado, que apresenta a trajetória, desde a infância até a idade adulta, de Hugo, um jovem com Síndrome de Asperger ou autismo altamente funcional. Inteligente e dotado de uma memória impressionante, ele é um pianista notável, a par de alguns dos melhores. Porém vive trancado no seu quarto, prisioneiro das graves limitações emocionais e sociais que o afetam. No filme, também são trazidos depoimentos de pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo, de pais e de profissionais que atuam na área.

De acordo com os organizadores da sessão, trazer este tema para debate, no momento em que a Universidade implanta a reserva de vagas para pessoas com deficiência, procura dar visibilidade a uma temática ainda com muitos desconhecimentos, que refletem na vida acadêmica e nas condições de permanência destes sujeitos, principalmente em relação aos aspectos pedagógicos e sociais envolvidos. “Conversar sobre aquilo que não se conhece pode reverberar, de forma esclarecedora, em uma das principais barreiras que as pessoas com deficiência encontram no seu dia a dia: as barreiras atitudinais”, completam.

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)