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Notícia 3 outubro, 2018

Colégios de Aplicação realizam 1º Encontro Nacional de Estudos Latino-Americanos

De 8 a 11 de outubro, os Colégios de Aplicação da UFRGS e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA), promovem o I Encontro Nacional de Estudos Latino-Americanos. A ideia do evento é debater sobre os novos desafios da educação na realidade latino americana. Além do ciclo de palestras, o encontro conta com rodas de conversa e oficinas.

As inscrições são realizadas na hora e, após, será disponibilizado atestado de participação para os ouvintes. O evento busca apresentar novas possibilidades de respostas às questões que envolvem o futuro da educação e a posição de educadores frentes às mudanças que o governo propõe. Também quer refletir sobre os novos saberes que, com base no multiculturalismo e na transdisciplinaridade, trazem mudanças que impactam não só os currículos, mas também as práticas escolares e a construção de memórias e identidades.

A primeira palestra acontece no dia 8 (segunda-feira) e aborda o tema “Colonialidade e Descolonialidade do Poder em Aníbal Quijano”. O palestrante convidado é Pablo Quintero, professor do Departamento de Antropologia da UFRGS, com interesse e pesquisa nas áreas de etnologia indígena, antropologia econômica e política e antropologia rural. Quintero já foi professor da Universidad Bolivariana de Venezuela, da Universidad de Buenos Aires, da Universidad Nacional de Tres de Febrero (Argentina) e da UNILA.

No dia 9 (terça-feira), Elison Paim apresenta a palestra “Dos tempos intolerantes/tempos de diálogo: possibilidades decoloniais para uma educação outra”. Paim é professor do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da UFSC e do Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de história e educação, com foco em práticas e experiências de ensino.

A última palestra ocorre no dia 10 (quarta-feira) com o tema “‘Un mundo donde quepan muchos mundos’, para ir erradicando las miradas binarias”. O convidado a palestrar é Juan Carlos Iglesias, do Centro de Formação de Professores de Maldonado (Uruguai). Todas as palestras ocorrem, às 19h, no Auditório Pantheon do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH – Av. Bento Gonçalves, 9500 – Campus Vale).

Já no dia 11 (quinta-feira), pela tarde, ocorrerão duas oficinas ministradas por alunos de graduação em História da UNILA: “Leitura de Códices Indígenas e Manuscritos Coloniais” e “Gênero e Ditadura na América Latina”. A atividade tem coordenação da professora Juliana Pirola Balestra.

 

Confira a programação completa:

 

SEGUNDA-FEIRA (08/10)

10h15 – 10h40: Abertura (no Colégio de Aplicação/UFRGS – CAp/UFRGS)

15h – 15h45: Peça Caliban, Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (no CAp/UFRGS)

15h45 – 16h: Peça Caliban

16h – 16h45: Peça Caliban

16h45 – 17h30: Bate papo sobre a peça (no CAp/UFRGS)

19h – 21h: Palestra com Pablo Quintero (no Pantheon do IFCH/UFRGS)

 

TERÇA-FEIRA (09/10)

10h40 – 11h25: Qualificação de TCCs de Estudos Latino-Americanos (no CAp/UFRGS)

11h25 – 12h10: Qualificação de TCCs de Estudos Latino-Americanos (no CAp/UFRGS)

13h30 – 14h15: Aula Diversidade Cultural na América Latina (no CAp/UFRGS)

14h15 – 15h: Aula Diversidade Cultural na América Latina (no CAp/UFRGS)

15h – 15h45: Apresentação artística – Diversidade Cultural na América Latina, com o grupo Rumberíssimas Cia de Dança (no CAp/UFRGS)

19h – 21h: Palestra com Elison Paim (no Pantheon do IFCH/UFRGS)

 

QUARTA-FEIRA (10/10)

8h – 12h10: Visita ao Arquivo Público do Rio Grande do Sul

13h30 – 14h15: Conversa Serviço de Assessoria Jurídica Universitária (SAJU/UFRGS) – Imigração e refugiados (no CAp/UFRGS)

14h15 – 15h: Conversa SAJU/UFRGS

19h – 21h: Palestra com Juan Carlos Iglesias (no Pantheon do IFCH/UFRGS)

 

QUINTA-FEIRA (11/10)

À tarde:

– Oficina Leitura de Códices Indígenas e Manuscritos Coloniais

– Oficina Gênero e Ditadura na América Latino

O I Encontro Nacional de Estudos Latino-Americanos reúne alunos, professores, pesquisadores e ativistas sociais. Ele conta com apoio do IFCH/UFRGS, do ProfHistória, do Laboratório de Ensino de História e Educação/UFRGS, do Centro de Formação de Professores (FORPROF/UFRGS) e da PROREXT.

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