Imagem: Museu da UFRGS
Notícia 3 novembro, 2017

Conservação e restauração de obras através de nanotecnologia são tema de Simpósio

Nos dias 9 e 10 de novembro, o Museu da UFRGS, em parceria com os Institutos de Química e de Artes da Universidade, realizará o Simpósio NANORESTART (Nanomateriais para a Restauração de Obras de Arte). O objetivo das atividades é solucionar problemas referentes à conservação de obras de arte com um foco especial na área de nanotecnologia.

Atualmente existe uma falta de metodologias eficientes para a conservação de obras de arte moderna e contemporânea. Por esse motivo, várias obras sofrem processos de degradação extremamente rápidos, e futuramente muitas destas obras não estarão mais acessíveis a sociedade. O Simpósio, vinculado ao Projeto NANORESTART, abordará essa questão através de palestras e workshops, em conjunto com sessões de pôsteres.

O Projeto NANORESTART é fomentado pela União Européia através do Programa Horizon 2020 e conta com uma equipe de professores e pesquisadores de 29 Instituições da Europa, EUA, México e Brasil. É dedicado ao desenvolvimento de nanomateriais que possam garantir a proteção a longo prazo e a segurança do patrimônio cultural moderno/contemporâneo, levando em conta os riscos ambientais e humanos, viabilidade e custos de materiais.

Nos encontros da próxima semana, que serão realizados no Salão de Atos da UFRGS e na Sala Fahrion do prédio da Reitoria (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro), estarão presentes o coordenador do Projeto, Piero Baglione (Itália), bem como outros palestrantes membros da iniciativa.

Para inscrições e outras informações, acesse o site do Instituto de Química da Universidade.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)