Imagem: divulgação
Notícia 26 maio, 2017

Conversas ao Pé do Físico do IF/UFRGS aborda a evolução de estrelas

No dia 31 de maio, quarta-feira, o Instituto de Física da UFRGS realizará mais uma edição do projeto Conversas ao Pé do Físico. O evento acontecerá às 19h30, na Livraria Saraiva do Praia de Belas Shopping (Avenida Praia de Belas, 1181 – Porto Alegre), e tratará do tema “Evolução de Estrelas”. A palestrante será a professora no Departamento de Astronomia da UFRGS Alejandra Romero. Como ingresso, solicita-se a doação de 1 kg de alimento não perecível, material escolar, brinquedos ou roupas que serão distribuídos às instituições carentes do entorno do Campus do Vale da UFRGS.

“Assim como nós, as estrelas nascem, crescem e morrem. Mas a vida não é igual para todas, os diferentes estágios e o tempo de evolução, que elementos elas produzem e como morrem depende da massa inicial das estrelas. Nesta palestra eu mostrarei como é a vida das estrelas simples, desde seu nascimento até sua morte, dependendo da massa inicial, descrevendo cada estágio da evolução, as fontes de combustível e como elas morrem se tornando objetos compactos como anãs brancas, estrelas de nêutrons ou buracos negros.” – Alejandra Romero

Alejandra é graduada em física pela Universidade de Buenos Aires na Argentina, com doutorado realizado também na Universidade de Buenos Aires com locação no Observatório Astronômico de La Plata (Argentina) e pós-doutorado no Departamento de Astronomia da UFRGS. É pesquisadora nível 2 do CNPq e suas principais áreas de pesquisa são evolução de estrelas de baixa massa e intermediária, caracterização da estrutura e propriedades de estrelas anãs brancas e anãs brancas variáveis, estudo de aglomerados globulares e abertos da galáxia e evolução da Galáxia.

A atividade garante emissão de certificados com validade para créditos complementares aos alunos da UFRGS.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

prorext@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 8h-12h e 14h-18h)