Notícia 25 abril, 2016

Palestra aborda relação entre tecnologia e empreendedorismo

Acontece nesta quarta-feira (27) o segundo encontro do ciclo de eventos ”Conversas ao pé do físico”, do Instituto de Física da UFRGS. A palestra será ministrada por Felipe Leite Nunes, mestrando em Física (UFRGS) e ocorrerá às 19h30, na Livraria Saraiva do Shopping Praia de Belas (2º piso, Av. Praia de Belas, 1181). Como ingresso, solicita-se a doação de 1 kg de alimento não perecível que será distribuído às instituições carentes do entorno do Campus do Vale.

Empreendedorismo, quando combinado com ciência é capaz de causar grandes revoluções tecnológicas, como a história têm nos mostrado. Casos como corrente alternada, descoberta por Nikola Tesla e o da concepção do transistor, de John Bardeen, serão discutidos para ilustrar como a ciência anda muito próxima da inovação e, quando aliada ao empreendedorismo pode mudar o curso da história. Também serão apresentados casos onde a ficção científica foi a inspiração para criação de startups que podem mudar o mundo, como a URBAN 3D da brasileira Anielle Guedes, que tem como objetivo prover moradias de baixo custo através da impressão 3D de concreto e a AIME que irá atuar no Brasil para prevenir surtos de dengue utilizando inteligência artificial.

Felipe Leite Antunes possui graduação e mestrado em Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente cursa o doutorado em Física na mesma instituição, onde realiza pesquisa na área de Mecânica Estatística. Também é fundador da UNSALT, um startup com o objetivo de produzir membranas para dessalinização da água do mar utilizando o efeito de super-fluxo desta quando confinada em nanotubos de carbono. Foi organizador do TEDxUFRGS 2015, uma conferência TED organizada de maneira independente e co-fundador da 11, uma organização com o objetivo de fomentar a consolidação de empresas criadas dentro da universidade.

Fonte: Instituto de Física

 

 

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

prorext@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 8h-12h e 14h-18h)