Crianças da Comunidade Orfanotrófio são "astronautas por um dia", durante projeto de extensão da UFRGS - PROREXT
Imagem: divulgação
Imagem: divulgação
Notícia 11 maio, 2018

Crianças da Comunidade Orfanotrófio são “astronautas por um dia”, durante projeto de extensão da UFRGS

A organização InnovaSpace, a partir de seu programa Kids2Mars, promoveu a atividade “Astronauta Por Um Dia”, entre 13 de abril e 4 de maio, em parceria com o projeto de extensão da UFRGS “Brincar e filosofar com crianças e jovens da Comunidade Orfanotrófio”. Participaram do evento 14 meninos e meninas, com idade entre sete e quatorze anos, moradores da região de Orfanotrófio, Porto Alegre.

Durante esta ação, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a ciência espacial. Em um primeiro momento, eles estudaram o Universo e o Sistema Solar, por meio de encontros com a professora Adriana Bos-Mikich, coordenadora do projeto de extensão. Então, a partir de uma aula virtual com o Dr. Rolland Duarte de Souza, membro da InnovaSpace, as crianças aprenderam mais sobre trajes espaciais, como eles são projetados e sua importância em expedições no espaço.

Imagem: divulgação

Imagem: divulgação

Após este contato com os conceitos básicos da ciência espacial, as crianças desenvolveram seus próprios trajes de astronautas, utilizando sucata e materiais recicláveis, sob a supervisão da professora Adriana e de Gabriela Albandes de Souza, Coordenadora de Projetos Culturais e Educacionais da InnovaSpace. As crianças demonstraram grande curiosidade e participaram ativamente nas atividades propostas.

A ação foi realizada ao longo de quatro semanas, na igreja local da comunidade, e contou com o apoio técnico de Luigi Salvatore Bos-Mikich. Esta edição do “Astronauta Por Um Dia” servirá como modelo para a realização de projetos similares em outros países, sendo que a primeira ação na Europa está planejada para o fim de maio, no Chipre.

A InnovaSpace desenvolve uma série de projetos com o objetivo de incentivar crianças e jovens, entre seis e dezoito anos, a aprenderem mais sobre a ciência espacial através de ações educacionais referentes à exploração cósmica pelo ser humano. A organização, que tem como lema a expressão “Espaço Sem Fronteiras” (Space Without Borders), busca alcance internacional e prioriza atividades de inclusão social.

Mais informações sobre a InnovaSpace podem acessadas no site da organização.

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)