Foto: Ramon Moser/DEDS-UFRGS
Foto: Ramon Moser/DEDS-UFRGS
Notícia 13 fevereiro, 2017

Cultura Yorùbá foi tema do primeiro Conversações Afirmativas de 2017

O número 761 da Avenida Cristóvão Colombo, localizado no bairro Floresta da capital gaúcha, abriga o Ponto de Cultura Áfricanamente. É contrastante a presença de um espaço de resistência de cultura negra numa avenida que homenageia o explorador italiano responsável por descobrir a América. Justamente neste espaço aconteceu o primeiro Conversações Afirmativas de 2017, falando sobre a cultura e ancestralidade do povo Yorùbá no Rio Grande do Sul.

Foto: Ramon Moser/DEDS-UFRGS

Foto: Ramon Moser/DEDS-UFRGS

O Conversações Afirmativas é uma ação do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social da UFRGS que tem sido promovida desde 2010. A última edição contou com o apoio do Instituto de Arte e Cultura Yorùbá/MG e do Ponto de Cultura Áfricanamente.  

O encontro do última quinta-feira foi realizado em parceria com a Ìlú Akin Produções. Estiveram presentes  Ìdòwú Akínrúlí, músico nigeriano radicado em Porto Alegre, Baba Diba de Iyemonja e Iyá Sandrali de Oxum, mãe e pai de santo, respectivamente, além de BABALÁWO BABALO̩LA KÓ̩LÁPÒ̩, nigeriano, membro do Conselho Internacional de Ifá e pertencente à família real de Ayedun.

O evento iniciou com apresentações de capoeira embaladas por canções sobre a história do povo negro no Brasil e atraiu um grande público, que lotou o espaço até às 23h. A finalidade do Conversações Afirmativas é incitar o diálogo dentro da comunidade acadêmica sobre temas que são fundamentais para o crescimento da Universidade, fazendo isso justamente em um momento no qual se vê a necessidade de maior representatividade.

Ao longo do ano a equipe do DEDS pretende promover encontros sobre acessibilidade, diversidade sexual e de gênero, políticas públicas para a juventude, carnaval e cotas na pós-graduação. Acompanhe o Conversações Afirmativas através da página da PROREXT no Facebook  e também pelo site do DEDS.

 

Foto: Ramon Moser/DEDS-UFRGS

Foto: Ramon Moser/DEDS-UFRGS

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)