Foto: Internet
Notícia 26 novembro, 2015

Curso de Extensão da UFRGS acontecerá na Espanha

O Curso de Extensão “Metodologia de investigação em História da Arquitetura e da Arte” acontece entre os dias 14 e 21 de fevereiro de 2016, na Catalunha (Espanha), com o tema “O Restauro Monumental na Catalunha”. O evento será ministrado pela Professora Raquel Lacuesta Contreras, do SPAL (Servei de Patrimoni Arquitectònic Local), de Barcelona. A pesquisadora é referência internacional na área de restauro e preservação de monumentos.

A atividade é uma Ação de Extensão integrada dos cursos de História da Arte e de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS, em formato de viagem de estudos orientados, com o objetivo de conhecer obras de restauro de diversas épocas na região da Catalunha. As visitas serão orientadas pela historiadora de arte, Dra. Raquel Lacuesta Contreras, por guias especializados e por profissionais de gestão cultural do bem patrimonial e/ou sua restauração.

 

Programação preliminar do Curso

Na cidade de Barcelona [2 dias]: os diferentes métodos e práticas de restauro para as diferentes épocas históricas; a sobreposição entre arquitetura e arte romana, medieval, gótica; reurbanizações no casco antigo; o Eixample e o modernismo catalão; visita ao Palau Güell e ao Serveis de Patrimoni Arquitectònic Local (SPAL) e à Escuela de Restauración de la Generalitat.

Na cidade de Terrassa: visita ao complexo de Museus da cidade (Conjunto monumental de La Seu d’Ègara, Castillo Cartuja de Vallparadís, Casa Alegre de Sagrera) e ao Museu de Ciência e Tecnologia da Catalunha (Vapor Aymerich), instalados em edificações de grande interesse patrimonial e histórico, alguns com origens nos primeiros séculos do cristianismo, e seus acervos de arte românica, gótica, renascentista e barroca e, ainda, exemplares modernistas.

No Monastério de Montserrat: visita ao conjunto monumental de origens pré-românicas e suas ampliações subsequentes, entre elas o claustro modernista construído em 1925; museu de esculturas ao ar-livre (Rosário Monumental), Basílica, Museu; apresentação da Escolanía (o mais antigo coral de vozes infanto-juvenis da Europa).

Catalunha Zona Sul: Visita ao Museu do Vinho, instalado no Celler Cooperatiu de l’Espluga de Francolí, uma das “catedrais de vinho” modernistas, ao Monastério Cistercense de Poblet, ainda ativo e às ruínas consolidadas do Monastério de Escaladei, ambos do século XII.

Catalunha Zona Interior Centro: visita à igreja pré-românica de Sant Vicenç de Malla, século XI, e  ao casco antigo da cidade de Vic, catedral e Plaça Mayor.

Catalunha Zona Norte [2 dias]: visitas à igrejas românicas e pré-românicas numa excursão até os Pirineus nevados, no Vall de Boì, que reúne um significativo conjunto declarado patrimônio universal pela UNESCO.

Informações e Pré-Inscrição

 

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)