Notícia 8 março, 2019

Curso de extensão “A Paixão pelo Autômato” tem inscrições abertas até 15/03

Promovido pelo Bacharelado em Saúde Coletiva e pelo Programa de Pós-Graduação Psicanálise Clínica e Cultura, o curso de extensão “A Paixão pelo Autômato 2019: máquinas significantes” está com inscrições abertas até o dia 15 de março. Ao todo, serão quatro encontros quinzenais, todos gratuitos. A coordenação é de Roberto Amorim, docente do curso de Saúde Coletiva da UFRGS.

O curso realiza uma série de reflexões a respeito da temática e revisita a genealogia do autômato nas produções da cultura para problematizar os fenômenos de massa contemporâneos, os impactos do ideal maquínico na clínica psicanalítica, o laço social constituído a partir do desejo de imortalidade e os paradoxos dos discursos de autonomia e de obediência de nosso tempo.

O primeiro encontro será no dia 21/03, das 19h às 21h30 com Gustavo Mano, sobre Automatismo e fenômenos de massa. A aula será na sala 303 do Anexo 1 do Campus Saúde (R. Ramiro Barcelos, 2777). As outras temáticas a serem abordadas no curso são Déficit narrativo na clínica psicanalítica, com Vitor Hugo Triska, Pós-humanismo e inteligência artificial, com Cláudio Souza, e Autonomia x automatia: por que obedecemos?, com o coordenador Roberto Amorim.

Para realização de inscrição e obtenção de mais informações sobre o curso, o contato pode ser feita diretamente pelo e-mail extensaocoletiva@gmail.com, colocando como título da mensagem a palavra “Autômato”. O curso vale como créditos complementares para alunos da UFRGS.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)