Notícia 16 outubro, 2020

Curso ‘Narrativas Curtas: modo de fazer’ propõe em 8 aulas discussão, estudo e criação de textos literários

O curso ‘Narrativas Curtas: modo de fazer’, projeto de extensão vinculado ao Centro Cultural da UFRGS voltado à discussão, ao estudo e à criação de textos literários, está na segunda edição e este ano será totalmente em formato virtual. Ao todo serão oito aulas, disponibilizadas toda terça e quinta-feira, até 5 de novembro, no canal do Departamento de Difusão Cultural (DDC/UFRGS) no YouTube. O Narrativas Curtas é uma ação de extensão organizada por Ícaro Carvalho e Lucas Neves Costa, sob coordenação da professora do Instituto de Letras da UFRGS, Regina Zilberman.

Na primeira aula foram mencionados textos de ‘O velho e o mar’, de Ernest Hemingway; ‘O Gato preto’, de Edgar Allan Poe; ‘O elefante desaparece’, de Haruki Murakami; ‘Em Chamas’, dirigido por Lee Chang-Dong; ‘Casa Tomada’, de Julio Cortázar; e ‘As coisas que perdemos no fogo’, de Mariana Enríquez.

Confira:

MAIS

O projeto ‘Narrativas Curtas: modo de fazer’ propõe o estudo de textos literários de gêneros como conto, roteiro e fanfic, e a produção textual por parte dos participantes. Em oito aulas disponibilizadas pelo YouTube, serão apresentadas obras de relevância, nacionais e internacionais, incentivando o público a ler, pensar e debater sobre narrativas, compreendendo as características que constroem determinados gêneros literários e, ainda, instigando à produção com a proposição de exercícios de criação literária.

Os vídeos convidam o participante a ler, pensar e debater sobre narrativas, compreendendo suas características e conhecendo teorias sobre criação literária, e também propõem exercícios, com os quais o participante é incentivado a criar suas próprias narrativas.

Para tratar temas como estrutura narrativa, narradores, progressão de tema e análise de roteiros, utilizamos obras clássicas e contemporâneas como: Julio Cortázar, Sir Arthur Conan Doyle, Umberto Eco, Mariana Enríquez, Rubem Fonseca, Clarice Lispector, Paulo Lins, Ian McEwan, Haruki Murakami, Edgar Allan Poe, Graciliano Ramos, Lygia Fagundes Telles e Virginia Woolf. Mencionamos ou trabalhamos, também, com os filmes Cidade de Deus (2002), Parasita (2019), Fargo (1996), Central do Brasil (1998) e Em Chamas (2018).

Mais informações escreva para cursonarrativascurtas@gmail.com.

Acompanhe as ações em https://www.facebook.com/events/2419693458333651/

Share this:

Tags:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

prorext@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 8h-12h e 14h-18h)