Foto: Ramon Moser
Foto: Ramon Moser
Notícia 11 setembro, 2018

Curso sobre relações étnico-raciais e educação básica abre vagas

O Programa de Extensão Diálogos sobre a Educação para as Relações Étnico-Raciais e a Educação Básica, promovido pelo Centro de Formação de Professores (Forprof/UFRGS), está com vagas abertas até o dia 21 de setembro (sexta-feira). A ação tem como objetivo promover o diálogo acerca da análise das relações sociais e raciais no Brasil, além de trazer bases teóricas para a reflexão.

A atividade conta com 40 vagas para estudantes regularmente matriculados em cursos de Licenciatura da UFRGS e 20 vagas para professores de escolas públicas. A inscrição pode ser realizada via Portal de Extensão da UFRGS. A divulgação dos selecionados ocorre a partir do dia 26 de setembro. Os encontros serão presenciais e com duração de 60 horas/aula. Aos alunos que tenham frequência mínima de 75%  e que obtenham conceito mínimo “C” no trabalho final, será concedido um certificado. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail pedagogico.uniafro.ufrgs@gmail.com.

Cronograma:

9 de outubro (das 19h às 21h)Entendendo a diáspora negra no Brasil, com professor Rivair Macedo (IFCH/UFRGS).

16 de outubro (das 19h às 21h)Educação para as relações étnico-raciais: conceitos básicos, com professora Gládis Kaercher (Faced/UFRGS).

23 de outubro (das 19h às 21h)Especificidades do racismo no Brasil, com professora Tanara Furtado (Forprof/UFRGS).

6 de novembro (das 19h às 21h)Negritude e religiosidade, com professor Walter Lippold (Doutorando PPGHIST/UFRGS).

13 de novembro (das 19h às 21h)História da escolarização no Brasil, com professora Isabel Santos (PMO-RS).

27 de novembro (das 19h às 21h)Negritude, territorialidade e segregação, com professora Cláudia Pires (IGEO/UFRGS).

4 de dezembro (das 19h às 21h)Relações étnico-raciais na escola, com professora Tanise Ramos (Colégio de Aplicação/UFRGS).

Todas as atividades ocorrem no Campus Central, com sala a ser confirmada.

Este projeto integra o UNIAFRO/UFRGS, uma iniciativa da Faculdade de Educação (Faced/UFRGS) com o apoio da Secretaria de Educação a Distância e do Forprof/UFRGS. O programa busca colocar-se como um instrumento de teorização e proposição de ações que transformem o cotidiano das relações inter-raciais na escola.

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)