Menu fechado

Cursos e Eventos

mar
22
ter
2022
“Terra, Trabalho, Alimento e Vida” – live do Projeto Tertúlias
mar 22@19:00
"Terra, Trabalho, Alimento e Vida" – live do Projeto Tertúlias

O projeto de extensão “Tertúlias – Integrando UFRGS Litoral e Comunidade através de Arte, Cultura, Ecologia, Educação e Filosofia” apresentará no dia 22 de março a live “Terra, Trabalho, Alimento e Vida”. As inscrições estão abertas até o dia 21, através do formulário eletrônico.

O evento terá a participação do Frei Sérgio, frade franciscano e militante social junto à Via Campesina, com a moderação de Elemar Cezimbra docente UFFS/Campus Laranjeiras do Sul/PR. A transmissão será pelo Facebook do Tertúlias UFRGS Litoral, às 19h.

mar
23
qua
2022
“Da realidade virtual ao metaverso: o que já fizemos e para onde vamos” – Palestra do CEI Talks + SemINF
mar 23@12:45 – 13:30
"Da realidade virtual ao metaverso: o que já fizemos e para onde vamos" - Palestra do CEI Talks + SemINF

A série de Seminários do Instituto de Informática, juntamente com o ‘CEI Talks’, promove na próxima quarta-feira, dia 23 de março, às 12h45min, a palestra ‘Da realidade virtual ao metaverso: o que já fizemos e para onde vamos’, com a professora Luciana Nedel. A atividade terá duração de 45min e pode ser acessada na sala do Mconf ou pelo Canal do Youtube.

O uso de realidade virtual na indústria ocorre há mais de 30 anos. Exemplos envolvem simuladores de voo, de cirurgia, além de inúmeros sistemas para treinamento ou visitas a ambientes virtuais. Entretanto, foi apenas nos últimos poucos anos que os equipamentos de realidade virtual se tornaram realidade para o cidadão comum, motivando o surgimento de jogos imersivos e, mais recentemente, do metaverso. Na conversa desta quarta, será abordado um pouco sobre a evolução da área, o que está sendo feito, os problemas em aberto e algumas oportunidades de negócio.

A palestrante Luciana Nedel é professora titular no Instituto de Informática da UFRGS, onde atua também como diretora do CEI incubadora. Ela tem trabalhado com pesquisa nas áreas de realidade virtual e UX há mais de 25 anos, desenvolvendo projetos de realidade virtual tanto com grandes empresas como com startups.

“Dando Vida às Ideias: como crianças e jovens podem aprender por meio da programação?”
mar 23@18:00
“Dando Vida às Ideias: como crianças e jovens podem aprender por meio da programação?”

O Projeto de Extensão Programação na Educação Básica, do grupo de pesquisa MathemaTIC, promove live intitulada “Dando Vida às Ideias: como crianças e jovens podem aprender por meio da programação?”. O evento será no dia 23 de março, às 18h, através deste link.

Os palestrantes convidados são o Prof. Dr Marcus Vinícius Maltempi (UNESP Rio Claro) e o Prof. Dr. Rodrigo Dalla Vecchia (UFRGS), com a mediação da Profa. Dra. Leandra Anversa Fioreze (UFRGS).

mar
26
sáb
2022
Outros Senhores para um Anel: o futuro da obra de Tolkien
mar 26@19:00 – 20:00
Outros Senhores para um Anel: o futuro da obra de Tolkien

Grupo de Estudos e Debates em Literaturas de Língua Inglesa, do Instituto de Letras da UFRGS, realizará no dia 26 de março uma mesa-redonda para discutir a série “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”, que será lançada em setembro. A atividade é uma celebração do Tolkien Reading Day (Dia de Ler Tolkien), estabelecida no dia 25 de março, diante do sucesso mundial das obras do escritor inglês J.R.R Tolkien.

O objetivo desta atividade é promover a integração, a divulgação e a troca de conhecimentos entre pesquisadores e entusiastas da obra de Tolkien. O evento é uma realização do projeto Sociedade, História e Memória nas Literaturas de Língua Inglesa (PROPESQ UFRGS), viabilizada através do projeto GEDELLI (PROREXT UFRGS).

O evento será transmitido no canal no Youtube, com duração das 19h às 20h. A atividade é aberta à comunidade em geral, e as inscrições podem ser feitas neste link.

mar
29
ter
2022
XVII Seminário Institucional do PIBID-UFRGS
mar 29 – mar 30 dia inteiro
XVII Seminário Institucional do PIBID-UFRGS
O XVII Seminário Institucional do PIBID-UFRGS será realizado nos dias 29 e 30 de março. Organizado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e pela Coordenadoria das Licenciaturas (COORLICEN), a edição tem como tema os Desafios do PIBID em uma sociedade democrática. O seminário será realizado de forma virtual pelo canal do PIBID-UFRGS no YouTube. A programação conta com palestras, grupos de trabalhos interdisciplinares e relatos de experiências. A conferência de abertura será proferida pela professora Sueli Guadelupe de Lima Mendonça, da da Faculdade de Filosofia e Ciência da Unesp. O encerramento do encontro será marcado pela palestra de José Carlos Libâneo, docente do do Programa de Pós-Graduação em Educação da Puc-Goiás, que ministra a palestra ‘Finalidades educativas da escola, didática e desenvolvimento humano para uma escola socialmente justa’. Informações no site ufrgs.br/pibid-ufrgs e no Instagram e no Facebook do PIBID-UFRGS.
“Rítmicas poéticas: música, corpo e espacialidade” – oficina ministrada por Ana Fridman
mar 29@14:00
"Rítmicas poéticas: música, corpo e espacialidade" - oficina ministrada por Ana Fridman @ Centro Cultural da UFRGS

O Espaço Paineira do Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333 – Campus Centro) abriga a oficina “Rítmicas poéticas: música, corpo e espacialidade”, ministrada pela pianista e compositora Ana Fridman, na próxima terça-feira, dia 29 de março, às 14h. A proposta do encontro é explorar e combinar materiais musicais diversos, como escalas, conceitos básicos de harmonia, construção de ostinatos e aspectos cíclicos do ritmo, a partir  da espacialidade, da conexão entre participantes e de outras ferramentas criativas. Além do intuito de despertar estados poéticos de música e memórias que fiquem impressas para o estudo imersivo destes materiais, a oficina marca a despedida de Ana Fridman como docente da UFRGS.

Graduada em Música e Dança pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Ana concluiu o mestrado em Composição e Performance no California Institute of the Arts e o doutorado em Música pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Ela desenvolve projetos que integram as áreas de Música e Dança, como trilhas sonoras, pesquisas sobre educação e projetos multimídia. Ana atuou como professora do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS entre 2017 e 2022, e agora está iniciando sua trajetória docente na USP.

A oficina “Rítmicas poéticas: música, corpo e espacialidade” é gratuita e aberta ao público em geral, mas as vagas são limitadas. Inscrições pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br.

abr
6
qua
2022
“Computação na Educação Básica: A nova norma brasileira”
abr 6@12:45
“Computação na Educação Básica: A nova norma brasileira”

A Série de Seminários do Instituto de Informática da UFRGS (INF) promove a palestra “Computação na Educação Básica: A nova norma brasileira” nesta quarta-feira, dia 6 de abril, às 12h45. O encontro será ministrado pela professora Leila Ribeiro e ocorre pela plataforma Mconf, além de live no YouTube. Não há necessidade de inscrição prévia.

O evento aborda a nova norma aprovada pelo Conselho Nacional da Educação, que determina a computação como uma disciplina regular obrigatória desde a Educação Infantil até o Ensino Médio a partir de 2023. Leila trata das linhas gerais da lei e seu potencial transformador para a Educação brasileira, tal como seus impactos para as escolas, universidades, indústria e governo.

Confira os seminários anteriores realizados pelo INF em: youtube.com/SerieDeSeminariosDoINF.

abr
7
qui
2022
II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS
abr 7 – abr 9 dia inteiro
II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS

Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da UFRGS promove nos dias 7, 8 e 9 de abril a II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS. O evento visa ampliar o debate sobre a responsabilidade social na incorporação de inovação no campo da Educação na Saúde para o enfrentamento de desafios no cotidiano da atenção à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), tendo em vista o contexto da pandemia de covid-19.

Segundo os organizadores, a perspectiva da inovação responsável pode oferecer elementos importantes que ampliam a compreensão sobre o valor das inovações tecnológicas no campo da educação na saúde. Além disso, a Mostra é uma oportunidade de desenvolver o intercâmbio e o reconhecimento das produções resultantes de mestrado profissionais na área da saúde coletiva, por meio da apresentação de produtos bibliográficos e técnicos produzidos nos programas nesta área.

O evento é online e a abertura acontece no primeiro dia, a partir das 19 horas, com a Mesa Redonda “Experiências exitosas de programas de pós-graduação da Região Sul”. Trabalhos podem ser enviados até 28 de fevereiro e o resultado da avaliação sai em 15 de março.

Inscrições e demais informações podem ser acessados aqui.

abr
9
sáb
2022
“Mulheres dentro e fora da universidade: da solidariedade à permanência”
abr 9@10:00
“Mulheres dentro e fora da universidade: da solidariedade à permanência” @ Faculdade de Educação (FACED)

Neste sábado, 9 de abril, ocorre a aula pública “Mulheres dentro e fora da universidade: da solidariedade à permanência”, promovida pelo Centro de Estudantes de Letras da UFRGS, Grupo de Estudos Marielle Franco e GT Relações Étnico-Raciais na Letras.

O encontro terá como palestrantes convidadas: Luciana Dornelles, professora antirracista, doutoranda em Educação pelo PPGEdu-UFRGS; Mariana Moura, mulher negra, afrodiaspórica, assistente social, atuante com população adulta em situação de rua em Porto Alegre; e, Viviane Kaingang, integrante do movimento indígena nacional e regional e membro da comissão nacional de estudantes indígenas.

A atividade conta com o apoio do Instituto de Letras, da Faculdade de Educação, do programa de extensão Letramentos e Educação Antirracista do Colégio de Aplicação e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos (NEAB) da UFRGS e será realizada às 10h, em frente à Faculdade de Educação, no Campus Centro. Em caso de chuva, a aula será transferida para a sala 102 do prédio da FACED (Av. Paulo Gama, s/nº.).
A entrada será pelo portão de acesso da Rua Sarmento Leite, e a organização do evento recomenda que os participantes levem máscara de proteção facial, carteira de vacinação e cadeira.

abr
14
qui
2022
“Carvão e Meio Ambiente: Impactos e Alternativas” – live do #FalaIGEO
abr 14@16:00
“Carvão e Meio Ambiente: Impactos e Alternativas” – live do #FalaIGEO

Nesta quinta-feira (14), o #FalaIGEO – Programa de entrevistas e debates do IGEO/UFRGS apresenta a live “Carvão e Meio Ambiente – Impactos e Alternativas”. O programa fecha a série temática Carvão no RS, lançada em novembro de 2021. A transmissão será via Youtube, às 16h.

A série foi organizada em três programas de modo a contemplar diferentes segmentos envolvidos com o tema: o primeiro apresentou o ponto de vista do setor econômico/empreendedor, seguido da visão da gestão pública de recursos energéticos e, para conclusão, se apresentará o assunto na perspectiva indispensável dada pela abordagem ambiental.  Assim, o último programa da série discutirá a problemática do uso de fontes não renováveis como parte da transição energética em nosso país e no mundo, pontuando, entre outras questões, mitigação de danos, compensação de serviços ecossistêmicos e fontes alternativas de energia.

Com a mediação de Ariane K. Bernardes, técnica do Instituto de Geociências e membro da equipe #FalaIGEO, o programa terá como convidado Eduardo Wagner Silva, Engenheiro Civil com pós-graduação em Geoprocessamento Ambiental e Analista Ambiental do IBAMA desde 2003. Ele atua na Diretoria de Licenciamento Ambiental (DILIC) do IBAMA há mais de 10 anos e, desde 2017, chefia a Divisão de Energia Nuclear, Térmicas, Eólicas e Outras Fontes Alternativas (DENEF).

Se inscreva, curta, compartilhe e divulgue o canal do IGEO no YouTube.

Mais informações sobre o projeto no site do Instituto de Geociências/UFRGS.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support