
Nesta quarta-feira (9), às 16h, o #FalaIGEO apresenta a live “Mulheres na Ciência, contrastes e caminhos”. O Programa de entrevistas e debates do IGEO/UFRGS abordará, em particular, a situação brasileira e o protagonismo feminino na ciência. A transmissão será via Youtube.
De acordo com o relatório intitulado “A jornada do pesquisador através de lentes de gênero”, divulgado em 2020 pela editora científica Elsevier, diversos países vêm apresentando progressos em relação à participação das mulheres em pesquisas científicas. Em nosso país, é ascendente o número das que chefiam pesquisas nas Universidades. Dados recentes, divulgados pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), apontam que elas constituem 43,7% do conjunto de pesquisadores. Contudo, segundo o trabalho da Elsevier, que envolveu 15 países (incluindo o Brasil), ainda que a participação feminina esteja aumentando em algumas áreas, a desigualdade permanece quando se avaliam itens como quantitativo de publicações, citações, bolsas concedidas e colaborações. Essas, entre outras questões, essenciais para consolidação da participação das mulheres na ciência, serão tratadas nesta live.
Com a mediação de Ariane K. Bernardes, técnica do Instituto de Geociências e membro da equipe #FalaIGEO, o programa terá como convidadas a Profa. Dra. Adriana Neumann (Departamento de Matemática Pura e Aplicada/UFRGS) e a Profa. Dra. Fernanda Staniscuaski (Departamento de Biologia Molecular e Biotecnologia/UFRGS).
Mais informações sobre o projeto no sítio do Instituto de Geociências/UFRGS.
Se inscreva, curta, compartilhe e divulgue o canal do IGEO no YouTube.

O ciclo de debates Nupergs Controvérsias apresenta a discussão “Crise na Ucrânia: origens, desdobramentos e consequências”. Com mediação do professor do Departamento e do PPG em Ciência Política da UFRGS Christian Schallenmüller o evento abordará a relação entre os dois países e o histórico das atribulações. Estarão presentes no encontro o professor Fabiano Pellin Mielniczuk, do Departamento de Ciência Política, e o jornalista especializado em conflitos internacionais Luiz Antônio Araujo.
A atividade ocorre nesta quarta-feira, dia 9 de março, às 17 horas. A transmissão pode ser acompanhada no canal do Nupergs no Youtube.

Na próxima sexta-feira, dia 11, às 18 horas, ocorre a primeira live do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UFRGS) para homenagear a trajetória acadêmica e intelectual do professor Enrique Padrós, falecido em 23 de dezembro de 2021. O encontro terá coordenação e apresentação do docente Cesar Augusto Barcellos Guazzelli e a participação de orientandos, ex-orientandos e pesquisadores que acompanharam o professor Padrós.
Nascido no Uruguai, Padrós fez toda a sua formação acadêmica na UFRGS. O professor ministrava as disciplinas das áreas de Ensino de História e de História Contemporânea, além de orientar estudantes de mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em História. Foi coordenador do Movimento de Justiça e Direitos Humanos do RS entre 2011 e 2012 e integrou o Conselho Científico da Rede de Estudo dos Fascismos, Autoritarismos, Totalitarismos e Transições.
Sua tese de doutorado “Como el Uruguay no hay… Terror de Estado e Segurança Nacional – Uruguai (1968-1985): do Pachecato à Ditadura Civil-Militar” é considerada uma referência sobre o tema das ditaduras recentes na América Latina e sobre o conceito de terrorismo de Estado.
O evento será transmitido pelo canal do IFCH no Youtube.

O PET de Engenharia de Materiais e o Grupo de Debates e Oratória da UFRGS (GDO) realizam Capacitação em Oratória na próxima segunda-feira, dia 14 de março, às 19h. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, ocorrendo pela plataforma Google Meet. O link para o encontro será disponibilizado por e-mail, após inscrição através do formulário eletrônico.
O GDO é um grupo de extensão aberto a alunos de qualquer curso de graduação da UFRGS e de outras universidades, tendo como objetivo primordial propiciar um ambiente para o desenvolvimento da oratória e da argumentação. Saiba mais em ufrgs.br/gdo. Mais informações sobre o PET Engenharia de Materiais no Instagram do programa.

Ocorre nos dias 16 e 17 de março a 11ª Semana Nacional do Cérebro da UFRGS, organizada pelo Departamento de Fisiologia da UFRGS junto a professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Neurociências. A programação tem como tema “O Cérebro Social” e ocorre em formato remoto, com palestras que serão transmitidas no canal do YouTube do evento.
Confira a programação completa:
- Quarta-feira, 16 de março
18h às 19h – “O Cérebro e as Artes”, com o professor Norberto Cairasco (USP)
19h às 20h – “’Cerebrando’ os Ritmos Biológicos”, com a professora Maria Paz Hidalgo (UFRGS), professora Fernanda Amaral (UNIFESP) e a professora Maria Elisa Calcagnotto (UFRGS).
- Quinta-feira, 17 de março
18h às 19h – “A Evolução do Cérebro e os Primórdios da Música”, com a professora Luciane Cuervo (UFRGS)
19h às 20h – “Tudo que você queria saber sobre o cérebro e nunca perguntou”, com o professor Jorge Quillfeldt (UFRGS)
A Semana Nacional do Cérebro da UFRGS tem como objetivo divulgar à sociedade, de forma dinâmica, interativa e com linguagem simples, conhecimentos das neurociências e seu impacto nos mais diversos aspectos do cotidiano. O evento promove atividades na própria Semana do Cérebro, tradicionalmente em março, e ao longo do 1º semestre de 2022.

O Laboratório de Tecnologias Sociais para Organizações da Sociedade Civil (Labtecs), projeto de extensão da Escola de Administração da UFRGS, promove o seminário “Experiência de cooperativas populares no Brasil e no Uruguai” nesta quinta-feira, 17 de março, às 19h. O evento terá transmissão gratuita pelo canal do YouTube do Labtecs e sua gravação estará disponível posteriormente.
A atividade terá a presença de Lívia Sombrio, designer de moda e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRGS (PPGA), e Nívia Carvalho Ramos, empreendedora social. Haverá interação com o público, que poderá mandar perguntas para as convidadas.
Saiba mais sobre o Labtecs pelo e-mail labtecs.ufrgs@gmail.com e no Instagram do Laboratório.

O Grupo de Estudos e Debates em Literaturas de Língua Inglesa, do Instituto de Letras da UFRGS, realizará no dia 17 de março uma tertúlia virtual para celebrar a festa de São Patrício, padroeiro da Irlanda, e os cem anos da publicação do romance Ulysses, de James Joyce. A atividade integra as celebrações do Centenário da Independência da Irlanda e congrega pesquisadores de estudos irlandeses de diferentes níveis e tipos de formação.
O evento será transmitido no canal no Youtube, com duração das 19h às 21h. A atividade é aberta à comunidade em geral, e as inscrições podem ser feitas neste link. Serão emitidos certificados PROREXT/UFRGS para os inscritos que assistirem à atividade.

A Liga Acadêmica Interprofissional de Saúde da UFRGS (LAIS) realiza a sua segunda edição online de tema “Articulando conhecimento, vivendo saúde”. O evento, que acontecerá no dia 17 de março, marca a retomada das atividades da Liga. O evento será totalmente online e as inscrições serão realizadas no dia.
Neste evento, as palestrantes convidadas são a professora Cristiane Mengatto, da Faculdade de Odontologia, e Daila Alena Raenck, enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Os temas abordados por elas são “Interprofissionalidade e os cursos da saúde” e “Interprofissionalidade e serviço”, respectivamente. Além disso, os presentes são convidados a participar de uma discussão de um caso clínico a ser apresentado durante o evento.
A reunião será via Google Meet, às 19h30, através deste link. A atividade é aberta a toda comunidade acadêmica e externa, sem necessidade de vínculo com a Universidade.
Haverá emissão de certificado de duas horas pelo Portal de Extensão da UFRGS.
Para mais informações, acompanhe as redes sociais da LAIS: Instagram e Facebook ou escreva para o e-mail lais.ufrgs@gmail.com

O Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento da UFRGS (PGDREDES) e o Bacharelado em Desenvolvimento Regional, do Campus Litoral Norte, promovem a aula inaugural “Abordagem territorial do Desenvolvimento Regional: uma proposta teórica”. O evento ocorre no dia 18 de março, sexta-feira, às 19h, com transmissão no canal do YouTube do PGDREDES.
A aula será ministrada pelo professor Arilson Favareto, professor do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território da UFABC e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Não há necessidade de inscrição prévia. Mais informações em ufrgs.br/pgdredes.

Na roda de conversa “Indígenas e formação acadêmica: muito além de um diploma”, estudantes indígenas e já diplomados da UFRGS farão uma discussão sobre sua presença na universidade e o impacto da formação acadêmica em seus territórios. “O que representa suas presenças na e para a academia? Qual o valor e a força de um diploma na mão de um estudante indígena?” são questões a serem trabalhadas.
Realizado com referência aos 10 anos da Lei de Cotas, o evento propõe como essencial olhar para trás e pensar nas lutas, nas trajetórias e na importância de se chegar até aqui. Estarão nesta conversa, compartilhando suas experiências, Isael Pinheiro, Guarani, doutorando em Educação; Jéssica Vaz Silva, Kaingang, formada em Odontologia; Rejane Nunes, Kaingang, formada em Psicologia; e Marcos Kaingang, formado em Direito, na mediação. A participação especial será da liderança espiritual Kaingang, Dona Iracema Gah Té Nascimento, grande referência para estudantes indígenas.
O evento faz parte do projeto Conversações Afirmativas, organizado pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS/UFRGS), e será transmitido virtualmente, dia 22 de março, às 19h, pelo canal do YouTube. O evento é aberto, mas para recebimento de certificado de extensão, é necessário inscrever-se pelo formulário.