
Na próxima sexta-feira, dia 11, às 18 horas, ocorre a primeira live do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UFRGS) para homenagear a trajetória acadêmica e intelectual do professor Enrique Padrós, falecido em 23 de dezembro de 2021. O encontro terá coordenação e apresentação do docente Cesar Augusto Barcellos Guazzelli e a participação de orientandos, ex-orientandos e pesquisadores que acompanharam o professor Padrós.
Nascido no Uruguai, Padrós fez toda a sua formação acadêmica na UFRGS. O professor ministrava as disciplinas das áreas de Ensino de História e de História Contemporânea, além de orientar estudantes de mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em História. Foi coordenador do Movimento de Justiça e Direitos Humanos do RS entre 2011 e 2012 e integrou o Conselho Científico da Rede de Estudo dos Fascismos, Autoritarismos, Totalitarismos e Transições.
Sua tese de doutorado “Como el Uruguay no hay… Terror de Estado e Segurança Nacional – Uruguai (1968-1985): do Pachecato à Ditadura Civil-Militar” é considerada uma referência sobre o tema das ditaduras recentes na América Latina e sobre o conceito de terrorismo de Estado.
O evento será transmitido pelo canal do IFCH no Youtube.