
O Espaço Paineira do Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333 – Campus Centro) abriga a oficina “Rítmicas poéticas: música, corpo e espacialidade”, ministrada pela pianista e compositora Ana Fridman, na próxima terça-feira, dia 29 de março, às 14h. A proposta do encontro é explorar e combinar materiais musicais diversos, como escalas, conceitos básicos de harmonia, construção de ostinatos e aspectos cíclicos do ritmo, a partir da espacialidade, da conexão entre participantes e de outras ferramentas criativas. Além do intuito de despertar estados poéticos de música e memórias que fiquem impressas para o estudo imersivo destes materiais, a oficina marca a despedida de Ana Fridman como docente da UFRGS.
Graduada em Música e Dança pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Ana concluiu o mestrado em Composição e Performance no California Institute of the Arts e o doutorado em Música pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Ela desenvolve projetos que integram as áreas de Música e Dança, como trilhas sonoras, pesquisas sobre educação e projetos multimídia. Ana atuou como professora do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS entre 2017 e 2022, e agora está iniciando sua trajetória docente na USP.
A oficina “Rítmicas poéticas: música, corpo e espacialidade” é gratuita e aberta ao público em geral, mas as vagas são limitadas. Inscrições pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br.

A Confraria da Ilustração retoma suas atividades presenciais neste mês de maio. Na próxima segunda-feira, dia 2, às 19h, a coordenadora da ação, professora Laura Castilhos, do Instituto de Artes, recebe a artista têxtil, ilustradora, arte-educadora e produtora cultural Mitti Mendonça no Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333). A entrada é franca.
O tema do encontro é “Memória e Ancestralidade Negra”, questões que norteiam a pesquisa artística de Mitti, principalmente a partir de álbuns de família, trabalhando com as técnicas do bordado, da colagem e da ilustração digital. Em 2017, ela criou o seu selo Mão Negra, com o qual vem marcando presença no circuito de exposições e feiras de arte. Em 2020, a artista foi vencedora do segundo lugar do Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea e realizou a intervenção artística “Quem disse que não somos bem-vindas aqui”, no Goethe Institut. Como ilustradora e arte-educadora, tem trabalhado com instituições, marcas e projetos, como Festipoa Literária, Fundação Iberê Camargo, Instituto Tomie Ohtake, MARGS, Hershey’s, Natura e Renner. Além disso, algumas de obras integram os acervos das entidades privadas Coleção Calmon-Stock (RJ) e Fundação Vera Chaves Barcellos (RS).
A Confraria da Ilustração iniciou em março de 2018 no Instituto de Artes da UFRGS e, em 2019, passou a fazer parte da programação do Centro Cultural da UFRGS. A ideia é aproximar a ilustração do ambiente acadêmico e agregar profissionais, estudantes e público, interessados em atualizar seus conhecimentos e trocar experiências. Na próxima edição, no dia 25 de julho, o convidado será o ilustrador Nik Neves.