Menu fechado

Cursos e Eventos

mar
29
ter
2022
“Rítmicas poéticas: música, corpo e espacialidade” – oficina ministrada por Ana Fridman
mar 29@14:00
"Rítmicas poéticas: música, corpo e espacialidade" - oficina ministrada por Ana Fridman @ Centro Cultural da UFRGS

O Espaço Paineira do Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333 – Campus Centro) abriga a oficina “Rítmicas poéticas: música, corpo e espacialidade”, ministrada pela pianista e compositora Ana Fridman, na próxima terça-feira, dia 29 de março, às 14h. A proposta do encontro é explorar e combinar materiais musicais diversos, como escalas, conceitos básicos de harmonia, construção de ostinatos e aspectos cíclicos do ritmo, a partir  da espacialidade, da conexão entre participantes e de outras ferramentas criativas. Além do intuito de despertar estados poéticos de música e memórias que fiquem impressas para o estudo imersivo destes materiais, a oficina marca a despedida de Ana Fridman como docente da UFRGS.

Graduada em Música e Dança pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Ana concluiu o mestrado em Composição e Performance no California Institute of the Arts e o doutorado em Música pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Ela desenvolve projetos que integram as áreas de Música e Dança, como trilhas sonoras, pesquisas sobre educação e projetos multimídia. Ana atuou como professora do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS entre 2017 e 2022, e agora está iniciando sua trajetória docente na USP.

A oficina “Rítmicas poéticas: música, corpo e espacialidade” é gratuita e aberta ao público em geral, mas as vagas são limitadas. Inscrições pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br.

maio
2
seg
2022
“Memória e Ancestralidade Negra” – encontro com Mitti Mendonça
maio 2@19:00
“Memória e Ancestralidade Negra” - encontro com Mitti Mendonça @ Centro Cultural da UFRGS

A Confraria da Ilustração retoma suas atividades presenciais neste mês de maio. Na próxima segunda-feira, dia 2, às 19h, a coordenadora da ação, professora Laura Castilhos, do Instituto de Artes, recebe a artista têxtil, ilustradora, arte-educadora e produtora cultural Mitti Mendonça no Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333). A entrada é franca.

O tema do encontro é “Memória e Ancestralidade Negra”, questões que norteiam a pesquisa artística de Mitti, principalmente a partir de álbuns de família, trabalhando com as técnicas do bordado, da colagem e da ilustração digital. Em 2017, ela criou o seu selo Mão Negra, com o qual vem marcando presença no circuito de exposições e feiras de arte. Em 2020, a artista foi vencedora do segundo lugar do Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea e realizou a intervenção artística “Quem disse que não somos bem-vindas aqui”, no Goethe Institut. Como ilustradora e arte-educadora, tem trabalhado com instituições, marcas e projetos, como Festipoa Literária, Fundação Iberê Camargo, Instituto Tomie Ohtake, MARGS, Hershey’s, Natura e Renner. Além disso, algumas de obras integram os acervos das entidades privadas Coleção Calmon-Stock (RJ) e Fundação Vera Chaves Barcellos (RS).

A Confraria da Ilustração iniciou em março de 2018 no Instituto de Artes da UFRGS e, em 2019, passou a fazer parte da programação do Centro Cultural da UFRGS. A ideia é aproximar a ilustração do ambiente acadêmico e agregar profissionais, estudantes e público, interessados em atualizar seus conhecimentos e trocar experiências. Na próxima edição, no dia 25 de julho, o convidado será o ilustrador Nik Neves.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support