
Na roda de conversa “Indígenas e formação acadêmica: muito além de um diploma”, estudantes indígenas e já diplomados da UFRGS farão uma discussão sobre sua presença na universidade e o impacto da formação acadêmica em seus territórios. “O que representa suas presenças na e para a academia? Qual o valor e a força de um diploma na mão de um estudante indígena?” são questões a serem trabalhadas.
Realizado com referência aos 10 anos da Lei de Cotas, o evento propõe como essencial olhar para trás e pensar nas lutas, nas trajetórias e na importância de se chegar até aqui. Estarão nesta conversa, compartilhando suas experiências, Isael Pinheiro, Guarani, doutorando em Educação; Jéssica Vaz Silva, Kaingang, formada em Odontologia; Rejane Nunes, Kaingang, formada em Psicologia; e Marcos Kaingang, formado em Direito, na mediação. A participação especial será da liderança espiritual Kaingang, Dona Iracema Gah Té Nascimento, grande referência para estudantes indígenas.
O evento faz parte do projeto Conversações Afirmativas, organizado pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS/UFRGS), e será transmitido virtualmente, dia 22 de março, às 19h, pelo canal do YouTube. O evento é aberto, mas para recebimento de certificado de extensão, é necessário inscrever-se pelo formulário.