
O Museu da UFRGS, em parceria com o Coletivo Encontro de Saberes e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos da UFRGS (NEAB), promove a “Conversa sobre a Arte Guarani Mbya” nesta sexta-feira, dia 22 de abril, às 19h. O evento é gratuito e sem necessidade de inscrição prévia, com transmissão ao vivo pelo canal do Museu da UFRGS no YouTube.
Além de tratar dos aspectos da Arte Guarani Mbya, a conversa abordará o projeto “Mbya e Mbyá rempiapo (artesanato Mbyá-guarani): um olhar sobre o artesanato Mbyá Guarani”, conjunto de três produções em vídeo realizados com financiamento de edital da Lei Aldir Blanc. O evento pretende também dialogar a respeito dos significados do “artesanato”, designação não-indígena para uma produção que expressa uma visão de mundo sensivelmente ligado à espiritualidade, seu entendimento como “arte” e a importância da divulgação desses saberes.
O encontro será mediado por Claudia Porcellis Aristimunha, coordenadora do Núcleo de Ações Educativasdo Museu, e contará com a presença dos indígenas Mbyá-Guarani estudantes da UFRGS Araci da Silva e Laercio Gomes Mariano, da líder espiritual Mbyá-Guarani Talcira Gomes e do professor aposentado do curso de Farmácia da Universidade Mauro Silveira de Castro.