Menu fechado

Cursos e Eventos

mar
9
qua
2022
Crise na Ucrânia: origens, desdobramentos e consequências
mar 9@17:00
Crise na Ucrânia: origens, desdobramentos e consequências

O ciclo de debates Nupergs Controvérsias apresenta a discussão “Crise na Ucrânia: origens, desdobramentos e consequências”. Com mediação do professor do Departamento e do PPG em Ciência Política da UFRGS Christian Schallenmüller o evento abordará a relação entre os dois países e o histórico das atribulações. Estarão presentes no encontro o professor Fabiano Pellin Mielniczuk, do Departamento de Ciência Política, e o jornalista especializado em conflitos internacionais Luiz Antônio Araujo.

A atividade ocorre nesta quarta-feira, dia 9 de março, às 17 horas. A transmissão pode ser acompanhada no canal do Nupergs no Youtube.

abr
20
qua
2022
“Sistema partidário e as eleições de 2022” – live do Nupergs
abr 20@17:00
“Sistema partidário e as eleições de 2022” – live do Nupergs

O ciclo de debates Nupergs Controvérsias apresenta a discussão “Sistema partidário e as eleições de 2022”. A mesa virtual terá a participação das debatedores Lara Mesquita, pesquisadora no Centro de Política e Economia do Setor Público (CEPESP – FGV-SP), e Antonio Lavareda, presidente do conselho científico do IPESPE – Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas. A mediação é de Sérgio Simoni Júnior, professor do Programa de Pós- Graduação em Ciência Política e Políticas Públicas da UFRGS.

A atividade, promovida pelo Nupergs – Núcleo de Pesquisa da política, ocorre nesta quarta-feira, 20 de abril, às 17h. A transmissão pode ser acompanhada no canal youtube.com/nupergs.

Sobre os participantes

Lara Mesquita possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2004), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é pesquisadora no Centro de Política e Economia do Setor Público (CEPESP – FGV-SP), membro da Câmara de Pesquisadores do Cebrap e Coordenadora de Difusão de Evidências e Conhecimentos no Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e África Lusófona (FGV EESP Clear). Tem experiência na área de ciência política, com ênfase em estudos eleitorais e partidos políticos, atuando principalmente nos seguintes temas: eleições, partidos, emendas orçamentárias, eleições municipais e coligações eleitorais, e na gestão de projetos acadêmicos.

Antonio Lavareda é diretor-presidente da MCI-Estratégia, presidente do Conselho Científico do IPESPE, fundador do NeuroLab – Laboratório de Neurociência Aplicada e professor colaborador da Pós-Graduação em Ciência Política da UFPE. É autor de 11 livros. Coautor de “Neuropropaganda de A a Z” (2016), coorganizador de “A lógica das Eleições Municipais” (2016), “Voto e Estratégia de Comunicação Política na América Latina” (2015) e “Como o Eleitor Escolhe seu Prefeito: Campanha e Voto nas Eleições Municipais” (2011). Autor, dentre outros, de “Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais” (2009) e “Democracia nas Urnas” (1999).

Entre seus livros, figura a mais abrangente análise dos partidos e eleições na IV República Brasileira (1945–1964) – Democracia nas Urnas(1ªed. 1991, 2ªed. 1999, 3ªed. 2012), obra de referência nos cursos universitários que abordam esse período. Participou, como coordenador ou consultor de estratégia de 91 campanhas majoritárias (presidentes, governadores, senadores e prefeitos) em todo o país, tendo trabalhado também em Portugal e na Bolívia. É pioneiro, no Brasil, nos estudos teóricos e na utilização de ferramentas de neuropolítica.

Apresenta um programa de televisão, o “Ponto a Ponto”, dedicado às pesquisas de opinião pública, juntamente com a jornalista Mônica Bergamo, na BandNews TV. Também é colunista da rádio BandNews FM.

abr
27
qua
2022
Lançamento do livro “Quando é preciso decidir: Benjamin Constant e o problema do arbítrio” – Live do Nupergs
abr 27@17:00
Lançamento do livro “Quando é preciso decidir: Benjamin Constant e o problema do arbítrio” - Live do Nupergs

Neste dia 27, às 17h, o pesquisador Felipe Freller, do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), faz o lançamento do livro “Quando é preciso decidir: Benjamin Constant e o problema do arbítrio” no Núcleo de Pesquisa de Política (NUPERGS). Com mediação de Christian Schallenmüller, professor do Departamento e do PPG em Ciência Política, o evento conta a presença dos discentes Roberta Soromenho Nicolete, do Departamento de Ciência Política da UERJ (ICS), e Nikolay Steffen, do curso de Ética e Filosofia Política da UFRGS.

O livro de Freller aborda a obra de Benjamin Constant, um dos “pais fundadores” do liberalismo político, a partir do problema do arbítrio e da decisão. Duas características que têm como base uma sociedade autorregulada, assim como seu sistema judiciário, impedindo que a vontade humana prejudique a aplicação imparcial das leis. Mas essas aplicações são muito mais complicadas.

A transmissão será em pelo canal do Nupergs no Youtube.

jun
15
qua
2022
Nupergs Controvérsias: debate do artigo Skills and employment transitions in Brazil
jun 15@17:00
Nupergs Controvérsias: debate do artigo Skills and employment transitions in Brazil

Na próxima quarta-feira, dia 15, o “Nupergs Controvérsias” apresenta o debate do artigo Skills and employment transitions in Brazilde Leonardo Monastério, Willian Adamczyk e Philipp Ehr, publicado na série ILO Working Papers. Mediado pelo professor Leandro Raizer, da Faculdade de Educação da UFRGS (FACED), o evento conta com a presença da professora Sônia Guimarães, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, e de um dos autores, o professor Philipp Ehr, da Universidade Católica de Brasília (UCB).

A pesquisa investiga como os trabalhadores brasileiros transitaram entre empregos desde 2003. Os autores destacam dois tipos de prestadores de serviço: com habilidades analíticas, que trocam menos de emprego e costumam ganhar mais, e os com habilidades manuais, que buscam mais por vagas e acabam perdendo mais produtividade e benefícios. Além disso, o artigo observa o aumento das desigualdades salariais após a crise de 2014.

A transmissão é aberta ao público e ocorre pelo canal do Núcleo de Pesquisa da UFRGS (Nupergs) no Youtube, às 17h.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support