Menu fechado

Cursos e Eventos

mar
9
qua
2022
Mulheres na Ciência, contrastes e caminhos: live do #FalaIGEO
mar 9@16:00
Mulheres na Ciência, contrastes e caminhos: live do #FalaIGEO

Nesta quarta-feira (9), às 16h, o #FalaIGEO apresenta a live “Mulheres na Ciência, contrastes e caminhos”.  O Programa de entrevistas e debates do IGEO/UFRGS abordará, em particular, a situação brasileira e o protagonismo feminino na ciência. A transmissão será via Youtube.

De acordo com o relatório intitulado “A jornada do pesquisador através de lentes de gênero”, divulgado em 2020 pela editora científica Elsevier, diversos países vêm apresentando progressos em relação à participação das mulheres em pesquisas científicas. Em nosso país, é ascendente o número das que chefiam pesquisas nas Universidades. Dados recentes, divulgados pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), apontam que elas constituem 43,7% do conjunto de pesquisadores. Contudo, segundo o trabalho da Elsevier, que envolveu 15 países (incluindo o Brasil), ainda que a participação feminina esteja aumentando em algumas áreas, a desigualdade permanece quando se avaliam itens como quantitativo de publicações, citações, bolsas concedidas e colaborações. Essas, entre outras questões, essenciais para consolidação da participação das mulheres na ciência, serão tratadas nesta live.

Com a mediação de Ariane K. Bernardes, técnica do Instituto de Geociências e membro da equipe #FalaIGEO, o programa terá como convidadas a Profa. Dra. Adriana Neumann (Departamento de Matemática Pura e Aplicada/UFRGS) e a Profa. Dra. Fernanda Staniscuaski (Departamento de Biologia Molecular e Biotecnologia/UFRGS).

Mais informações sobre o projeto no sítio do Instituto de Geociências/UFRGS.

Se inscreva, curta, compartilhe e divulgue o canal do IGEO no YouTube.

abr
14
qui
2022
“Carvão e Meio Ambiente: Impactos e Alternativas” – live do #FalaIGEO
abr 14@16:00
“Carvão e Meio Ambiente: Impactos e Alternativas” – live do #FalaIGEO

Nesta quinta-feira (14), o #FalaIGEO – Programa de entrevistas e debates do IGEO/UFRGS apresenta a live “Carvão e Meio Ambiente – Impactos e Alternativas”. O programa fecha a série temática Carvão no RS, lançada em novembro de 2021. A transmissão será via Youtube, às 16h.

A série foi organizada em três programas de modo a contemplar diferentes segmentos envolvidos com o tema: o primeiro apresentou o ponto de vista do setor econômico/empreendedor, seguido da visão da gestão pública de recursos energéticos e, para conclusão, se apresentará o assunto na perspectiva indispensável dada pela abordagem ambiental.  Assim, o último programa da série discutirá a problemática do uso de fontes não renováveis como parte da transição energética em nosso país e no mundo, pontuando, entre outras questões, mitigação de danos, compensação de serviços ecossistêmicos e fontes alternativas de energia.

Com a mediação de Ariane K. Bernardes, técnica do Instituto de Geociências e membro da equipe #FalaIGEO, o programa terá como convidado Eduardo Wagner Silva, Engenheiro Civil com pós-graduação em Geoprocessamento Ambiental e Analista Ambiental do IBAMA desde 2003. Ele atua na Diretoria de Licenciamento Ambiental (DILIC) do IBAMA há mais de 10 anos e, desde 2017, chefia a Divisão de Energia Nuclear, Térmicas, Eólicas e Outras Fontes Alternativas (DENEF).

Se inscreva, curta, compartilhe e divulgue o canal do IGEO no YouTube.

Mais informações sobre o projeto no site do Instituto de Geociências/UFRGS.

abr
27
qua
2022
“Os conflitos na Ucrânia: Precedentes e Perspectivas Futuras.” – Live do #FalaIGEO
abr 27@17:00
"Os conflitos na Ucrânia: Precedentes e Perspectivas Futuras.” - Live do #FalaIGEO

#FalaIGEO – Programa de entrevistas e debates do IGEO/UFRGS apresenta a live “Os conflitos na Ucrânia: Precedentes e Perspectivas Futuras.” Nesta edição serão tratados aspectos atuais sobre o confronto, além de uma análise do panorama histórico e geopolítico integrado aos países do leste europeu. A live, com mediação de Ariane K. Bernardes (Técnica do Instituto de Geociências e membro da equipe #FalaIGEO), acontecerá no dia 27 de abril, às 17h, no canal do Youtube.

A Ucrânia é o segundo maior país em área do continente europeu, sendo também um dos países mais populosos, com aproximadamente 43,6 milhões de habitantes. As suas principais fronteiras se dão com a Bielorrússia e a Rússia ao norte, além da Moldávia e a Roménia ao sul. A Ucrânia faz divisa ainda com Hungria a sudoeste e com Eslováquia e Polônia a oeste, sendo banhada ao sul pelos mares Negro e de Azov. Após meses de instabilidade com a presença militar russa na fronteira ucraniana, no dia 24 de fevereiro deste ano, teve início na Ucrânia a operação militar, como é denominada oficialmente pelo país de Vladimir Putin. A partir de então, sucessivas invasões, promovidas pelo exército russo, se instauraram por todo território ucraniano com incursões desde a capital Kiev, entre outras importantes regiões do país, configurando o atual cenário de guerra.

A temática desta programação busca contextualizar os antecedentes que estabeleceram, ao longo dos últimos anos, as bases deste confronto, que já figura como um dos maiores conflitos militares na Europa, desde a Segunda Guerra Mundial, abrindo caminho para a maior crise de segurança neste continente desde a Guerra Fria.

Convidados:

Aldomar Arnaldo Rückert. Professor titular no Departamento de Geografia e permanente nos Programas de Pós-graduação em Geografia (IGEO) e em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR- Faculdade de Arquitetura), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Pesquisador CNPq. Membro do Conselho Científico do College International des Sciences Territoriales – CIST – da Université Paris 7 Denis Diderot, Paris, França.

Roberto Uebel. Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais pela UFRGS e Professor de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Porto Alegre). Atualmente é pós-doutorando em Geografia Política na UFRGS. É pesquisador dos seguintes grupos de pesquisa certificados pelo CNPq: Laboratório Estado e Território (LABETER/UFRGS); Atores e Agendas nas Relações Internacionais (ESPM-POA) e; Grupo de Economia do Mar (GEM/EGN-FURG). Pesquisador do Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales (CLACSO). Possui produção científica nas áreas de migrações internacionais, Geopolítica, fronteiras e conflitos internacionais.

Se inscreva, curta, compartilhe e divulgue o canal do IGEO no YouTube.

Mais informações sobre o projeto no sítio do Instituto de Geociências/UFRGS: http://igeo.ufrgs.br/ig/index.php/falaigeo/210-projeto-falaigeo

Contato: falaigeo@ufrgs.br

maio
19
qui
2022
“Saúde mental, acolhimento e intervenções no ambiente universitário” – live do #FalaIGEO
maio 19@16:00
“Saúde mental, acolhimento e intervenções no ambiente universitário” - live do #FalaIGEO

Nesta quinta-feira (19), o #FalaIGEO – Programa de entrevistas e debates do IGEO/UFRGS realizará a live “Saúde mental, acolhimento e intervenções no ambiente universitário”. O evento será transmitido no canal do IGEO no Youtube, às 16h.

A live terá como foco a abordagem dos fatores estressores do ambiente acadêmico, mas também daqueles protetores, tais como possíveis redes de apoio, espaços de escuta, acolhimento e atendimento. Além disso, tratará de informações sobre autocuidado e bem-estar emocional, sobretudo, nesse momento que precede o retorno presencial integral às atividades na Universidade. Neste contexto, será dada especial atenção aos efeitos da pandemia no cotidiano e na saúde mental dos estudantes.

O convidado para o debate é Moises Romanini, psicólogo e doutor em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). É coordenador do Programa de Extensão MEDUSA – Movimento Educação e Saúde Mental. A mediação será feita por Ariane K. Bernardes, técnica do Instituto de Geociências e membro da equipe #FalaIGEO.

Mais informações sobre o projeto no site do Instituto de Geociências/UFRGS ou pelo e-mail: falaigeo@ufrgs.br.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support