
Nesta quarta-feira (9), às 16h, o #FalaIGEO apresenta a live “Mulheres na Ciência, contrastes e caminhos”. O Programa de entrevistas e debates do IGEO/UFRGS abordará, em particular, a situação brasileira e o protagonismo feminino na ciência. A transmissão será via Youtube.
De acordo com o relatório intitulado “A jornada do pesquisador através de lentes de gênero”, divulgado em 2020 pela editora científica Elsevier, diversos países vêm apresentando progressos em relação à participação das mulheres em pesquisas científicas. Em nosso país, é ascendente o número das que chefiam pesquisas nas Universidades. Dados recentes, divulgados pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), apontam que elas constituem 43,7% do conjunto de pesquisadores. Contudo, segundo o trabalho da Elsevier, que envolveu 15 países (incluindo o Brasil), ainda que a participação feminina esteja aumentando em algumas áreas, a desigualdade permanece quando se avaliam itens como quantitativo de publicações, citações, bolsas concedidas e colaborações. Essas, entre outras questões, essenciais para consolidação da participação das mulheres na ciência, serão tratadas nesta live.
Com a mediação de Ariane K. Bernardes, técnica do Instituto de Geociências e membro da equipe #FalaIGEO, o programa terá como convidadas a Profa. Dra. Adriana Neumann (Departamento de Matemática Pura e Aplicada/UFRGS) e a Profa. Dra. Fernanda Staniscuaski (Departamento de Biologia Molecular e Biotecnologia/UFRGS).
Mais informações sobre o projeto no sítio do Instituto de Geociências/UFRGS.
Se inscreva, curta, compartilhe e divulgue o canal do IGEO no YouTube.

Nesta quinta-feira (14), o #FalaIGEO – Programa de entrevistas e debates do IGEO/UFRGS apresenta a live “Carvão e Meio Ambiente – Impactos e Alternativas”. O programa fecha a série temática Carvão no RS, lançada em novembro de 2021. A transmissão será via Youtube, às 16h.
A série foi organizada em três programas de modo a contemplar diferentes segmentos envolvidos com o tema: o primeiro apresentou o ponto de vista do setor econômico/empreendedor, seguido da visão da gestão pública de recursos energéticos e, para conclusão, se apresentará o assunto na perspectiva indispensável dada pela abordagem ambiental. Assim, o último programa da série discutirá a problemática do uso de fontes não renováveis como parte da transição energética em nosso país e no mundo, pontuando, entre outras questões, mitigação de danos, compensação de serviços ecossistêmicos e fontes alternativas de energia.
Com a mediação de Ariane K. Bernardes, técnica do Instituto de Geociências e membro da equipe #FalaIGEO, o programa terá como convidado Eduardo Wagner Silva, Engenheiro Civil com pós-graduação em Geoprocessamento Ambiental e Analista Ambiental do IBAMA desde 2003. Ele atua na Diretoria de Licenciamento Ambiental (DILIC) do IBAMA há mais de 10 anos e, desde 2017, chefia a Divisão de Energia Nuclear, Térmicas, Eólicas e Outras Fontes Alternativas (DENEF).
Se inscreva, curta, compartilhe e divulgue o canal do IGEO no YouTube.
Mais informações sobre o projeto no site do Instituto de Geociências/UFRGS.

O #FalaIGEO – Programa de entrevistas e debates do IGEO/UFRGS apresenta a live “Os conflitos na Ucrânia: Precedentes e Perspectivas Futuras.” Nesta edição serão tratados aspectos atuais sobre o confronto, além de uma análise do panorama histórico e geopolítico integrado aos países do leste europeu. A live, com mediação de Ariane K. Bernardes (Técnica do Instituto de Geociências e membro da equipe #FalaIGEO), acontecerá no dia 27 de abril, às 17h, no canal do Youtube.
A Ucrânia é o segundo maior país em área do continente europeu, sendo também um dos países mais populosos, com aproximadamente 43,6 milhões de habitantes. As suas principais fronteiras se dão com a Bielorrússia e a Rússia ao norte, além da Moldávia e a Roménia ao sul. A Ucrânia faz divisa ainda com Hungria a sudoeste e com Eslováquia e Polônia a oeste, sendo banhada ao sul pelos mares Negro e de Azov. Após meses de instabilidade com a presença militar russa na fronteira ucraniana, no dia 24 de fevereiro deste ano, teve início na Ucrânia a operação militar, como é denominada oficialmente pelo país de Vladimir Putin. A partir de então, sucessivas invasões, promovidas pelo exército russo, se instauraram por todo território ucraniano com incursões desde a capital Kiev, entre outras importantes regiões do país, configurando o atual cenário de guerra.
A temática desta programação busca contextualizar os antecedentes que estabeleceram, ao longo dos últimos anos, as bases deste confronto, que já figura como um dos maiores conflitos militares na Europa, desde a Segunda Guerra Mundial, abrindo caminho para a maior crise de segurança neste continente desde a Guerra Fria.
Convidados:
Aldomar Arnaldo Rückert. Professor titular no Departamento de Geografia e permanente nos Programas de Pós-graduação em Geografia (IGEO) e em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR- Faculdade de Arquitetura), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Pesquisador CNPq. Membro do Conselho Científico do College International des Sciences Territoriales – CIST – da Université Paris 7 Denis Diderot, Paris, França.
Roberto Uebel. Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais pela UFRGS e Professor de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Porto Alegre). Atualmente é pós-doutorando em Geografia Política na UFRGS. É pesquisador dos seguintes grupos de pesquisa certificados pelo CNPq: Laboratório Estado e Território (LABETER/UFRGS); Atores e Agendas nas Relações Internacionais (ESPM-POA) e; Grupo de Economia do Mar (GEM/EGN-FURG). Pesquisador do Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales (CLACSO). Possui produção científica nas áreas de migrações internacionais, Geopolítica, fronteiras e conflitos internacionais.
Se inscreva, curta, compartilhe e divulgue o canal do IGEO no YouTube.
Mais informações sobre o projeto no sítio do Instituto de Geociências/UFRGS: http://igeo.ufrgs.br/ig/index.php/falaigeo/210-projeto-falaigeo
Contato: falaigeo@ufrgs.br

Nesta quinta-feira (19), o #FalaIGEO – Programa de entrevistas e debates do IGEO/UFRGS realizará a live “Saúde mental, acolhimento e intervenções no ambiente universitário”. O evento será transmitido no canal do IGEO no Youtube, às 16h.
A live terá como foco a abordagem dos fatores estressores do ambiente acadêmico, mas também daqueles protetores, tais como possíveis redes de apoio, espaços de escuta, acolhimento e atendimento. Além disso, tratará de informações sobre autocuidado e bem-estar emocional, sobretudo, nesse momento que precede o retorno presencial integral às atividades na Universidade. Neste contexto, será dada especial atenção aos efeitos da pandemia no cotidiano e na saúde mental dos estudantes.
O convidado para o debate é Moises Romanini, psicólogo e doutor em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). É coordenador do Programa de Extensão MEDUSA – Movimento Educação e Saúde Mental. A mediação será feita por Ariane K. Bernardes, técnica do Instituto de Geociências e membro da equipe #FalaIGEO.
Mais informações sobre o projeto no site do Instituto de Geociências/UFRGS ou pelo e-mail: falaigeo@ufrgs.br.