Imagem: Divulgação
Notícia 9 maio, 2019

DDC promove ciclo de oficinas sobre poéticas urbanas, arte e ativismo

De maio a outubro, o Departamento de Difusão Cultural da UFRGS (DDC) em parceria com o músico, compositor e poeta Richard Serraria promove o ciclo de oficinas Poéticas Urbanas e Artivismo. O objetivo dos encontros é debater sobre a produção artística em diálogo com o ativismo no século XXI, focando em uma arte contextualizada com a cidade. Todas as atividades ocorrem na Sala Laranjeira do Centro Cultural (Rua Eng. Luiz Englert, 333 – Campus Centro) e são gratuitas. É necessário realizar inscrição prévia por meio dos formulários online linkados abaixo.

Agraciado mais de uma vez pelo Prêmio Açorianos, Richard Serraria também já foi premiado como Melhor Arranjo e Melhor Letrista no Festival de Música de Porto Alegre. Em 2010, a banda Bataclã FC, da qual faz parte, recebeu o Selo Cultura Viva do Ministério da Cultura por sua articulação envolvendo comunicação, arte e cultura, difundindo o tambor de sopapo em pontos de cultura do Rio Grande do Sul e do Brasil. Richard é formado em Letras pela UFRGS.

Confira a programação completa do ciclo de oficinas:

1) Atena Beauvoir – Oficina Transantropologia Poética

Data: 20 de maio
Horário: 14h às 18h
Duração: 4h
Inscrição: https://forms.gle/uKRN7jAq9j86tqYF7

Ministrada por Atena Beauvoir, transexual, poeta e filósofa, a oficina tem como foco a poesia de rua, o slam e a transantropologia, falando ainda da construção poética do livro Libertê e exercícios práticos de escrita coletiva com o grupo.

2) Diego Kurtz – Oficina Poética dos Objetos

Data: 27 de maio
Horário: 14h às 18h
Duração: 4h
Inscrição: https://forms.gle/92GnrgJhKKpYgrtB8

O curso está baseado na imaginação, curiosidade e conhecimento dos participantes, que serão convidados a participar de jogos e improvisações individuais e coletivas. A oficina tem como objetivo desenvolver o potencial criativo e imaginativo dos participantes a partir do teatro de animação com objetos, apresentar os princípios técnicos para a realização dessa arte e experimentar possibilidades de animação dos objetos pesquisados.

3) Ana dos Santos – Oficina Mulher Negra: Meu Corpo, Minha Voz

Data: 10 de junho
Horário: 14h às 18h
Duração: 4h
Inscrição: https://forms.gle/LCcxWABFYfmvwMZf6

Ana dos Santos é formada em Letras na UFRGS e tem diversos títulos publicados. Na oficina, ela oportuniza o conhecimento de autoras negras brasileiras, discutindo a representatividade da mulher negra na literatura e priorizando o trabalho prático na produção de poesias com o grupo.

4) Diego Dourado – Oficina Topografias Poéticas

Data: 17 de junho
Horário: 14h às 18h
Duração: 4h
Inscrição: https://forms.gle/99CmVRejDgSe26wn9

Artista plástico maranhense com mestrado em Artes Visuais na UFRGS, Diego irá ministrar a oficina sobre convergências entre Arte e Literatura, abordando as relações das Artes Plásticas com a Literatura.

5) Dany Lopez – Oficina Composição de Canção

Data: sem data confirmada
Horário: 14h às 18h
Duração: 4h

Cancionista de Montevidéu (Uruguai), Dany possui inúmeros discos produzidos junto a outros artistas e lançados em carreira solo. Ela ministrará a oficina de canção, explorando novas perspectivas em composição.

6)  Leandro Anton – Oficina Sensibilização do Olhar

Data: 8 e 9 de julho
Horário: 14h às 18h
Duração: 8h
Inscrição: https://forms.gle/qeCJBQEDiQVfwPzR9

Fotógrafo, geógrafo e educador popular no Quilombo do Sopapo, Leandro ministrará esta oficina envolvendo viés fotográfico e poesia imagética a partir de câmeras pinhole e sua experiência com os projetos Imagens FaladasMais Tambor Menos Motor e Sensibilização do Olhar.

7) Lorena Sanchez – Oficina Poéticas Femininas na Contação de Histórias

Data: 19 de agosto
Horário: 14h às 18h
Duração: 4h
Inscrição: https://forms.gle/5et1Tgt8TiFbf39v9

Atriz e educadora popular, percussionista e coordenadora do grupo de percussão feminina Ialodê Idunn no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, Lorena é responsável pela oficina de poéticas femininas na contação de histórias a partir de pesquisa literária, com orientação da professora Liliam Ramos (Letras UFRGS, com foco em Literatura Hispano Americana). A artista buscará desenvolver leitura em roda, técnicas de leitura de livro, contação de histórias em público, uso de objetos em cena, formas de imposição de voz e adequação a diferentes faixas etárias. Também ocorrerá criação de roteiro para contação de história e apresentação final dos participantes.

9) Josiane França – Oficina Poéticas Não-visuais

Data: 26 de agosto
Horário: 14h às 18h
Duração: 4h
Inscrição: https://forms.gle/xLuxJ9d95cv2B36cA

Josiane tornou-se deficiente visual após uma meningite, é cega há 11 anos e mãe de um casal. Ela integra a coordenação executiva do Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e com Baixa Visão. Na oficina, serão abordados os temas: a arte em diferentes dimensões junto a pessoas com deficiência, a ausência da visão e o aguçamento dos sentidos e os olhos vendados e a percepção sonora na paisagem ao redor.

10) Nati Gaspa – Oficina Poética dos Slams

Data: 14 de setembro
Horário: 14h às 18h
Duração: 4h
Inscrição: https://forms.gle/zA8UqxL1katBSaFA8

Nati Gaspa, professora de Português e Literatura da Rede Municipal de Ensino, é frequentadora assídua dos slams espalhados pela cidade. Na atividade, ela apresentará a poética dos slams, o protagonismo feminino junto à linguagem das ruas e a emergência da literatura periférica.

11) Xadalu – Oficina Poética Visual Urbana e Indígena

Data: 7 de outubro
Horário: 14h às 18h
Duração: 4h
Inscrição: https://forms.gle/tcdmCih7r5mPGLmX9

Grafite, stêncil e arte gráfica cidadã pelo principal artista plástico gaúcho que trabalha com arte de rua em diálogo com as artes visuais: Xadalu. O responsável por esta oficina também atua em aldeias guaranis e entende a arte em sua função política e participativa.

12) Nanda Barreto – Oficina Webpoéticas Urbanas

Data: a confirmar
Horário: 14h às 18h
Duração: 8h

Poeta que publicou Manual de Incertezas (2018), Nanda ministrará a oficina de poesia web, abordando modos de fazer e divulgar poesias na contemporaneidade, mostrado caminhos analógicos (produção de fanzine com colagens e papel) e caminhos digitais (vídeo poesia e card poético para internet).

Share this:

Tags: , ,

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

prorext@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 8h-12h e 14h-18h)