Menu fechado

DEDS promove ciclo de debates sobre a opressão nos esportes

No esporte, como de resto em todos os espaços da sociedade, podemos ter várias formas de opressões, dentre outras, o racismo, o machismo, o capacitismo e a LGBTIfobia. Buscando criar estratégias de reconhecimento dessas temáticas no meio acadêmico, bem como o enfrentamento e a superação de tais exercícios exagerados de poder, violência e supremacia sobre indivíduos e grupos específicos, foi criado o Ciclo de Debates “Esporte e Opressões”.

A iniciativa surgiu a partir de uma demanda do Nuances – Grupo pela Livre Expressão Sexual, em parceria com o Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS/UFRGS) e com o Museu da UFRGS. Além disso, também conta também com o apoio de vários grupos de torcedores(as) que lutam pelo respeito e o acolhimento da diversidade no meio esportivo, principalmente, do futebol.

Os encontros serão realizados por meio de transmissões ao vivo. A primeira live, que contará com as contribuições de Célio Golin (Nuances), Marcelo Carvalho (Observatório da Discriminação Racial no Futebol), Leda Costa (UERJ) e Silvana Goellner (UFRGS), pode ser acompanhada ao vivo, no dia 04 de maio, às 19 horas, na página do DEDS no Facebook.

Para mais informações sobre o primeiro encontro do Ciclo de Debates “Esporte e Opressões” e sobre os próximos, acompanhe as redes sociais do DEDS, Instagram e Facebook.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support