Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
Notícia 8 novembro, 2018

DDC/UFRGS promove Dia da Cultura em novembro

O Departamento de Difusão Cultural da UFRGS (DDC) realiza o Dia da Cultura no dia 24 de novembro (sábado), das 12h às 24h, no Campus Centro (Av. Paulo Gama, 110). O evento conta com apresentações musicais, performances, peças teatrais e coreográficas, intervenções, workshops, palestras e sessões de cinema.

As ações constituirão um momento especial, aberto à festa, à reflexão e, sobretudo, à comunidade. Nesta primeira edição, entre as programações confirmadas, está a palestra com Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação e professor de Ética e Filosofia Política na USP, contando com o lançamento do seu livro Pátria Educadora em Colapso. Também ocorre a abertura da Galeria Maria Lucia Cattani, com a exposição A Potência dos Pequenos Gestos, elaborada a partir da obra deixada pela artista e professora do Instituto de Artes.

O Dia da Cultura também conta com apresentações teatrais e relatos reais que discutem a violência contra a mulher, como é o caso dos grupos Todas Nós e Cidade Proibida. Este último é um espetáculo da Companhia Rústica de Teatro, que propõe a ocupação, através de performances artísticas, de lugares públicos pouco frequentados durante à noite em consequência da violência urbana. No evento também haverá intervenções com fragmentos literários, poéticos e cancionais, livreiros, feira de design e arte gráfica, brechós e foodtrucks para o público.

Na programação, já estão detalhadas duas atividades. Confira:

Abertura da Galeria Maria Lucia Cattani, com a exposição A Potência dos Pequenos Gestos (Saguão da Reitoria) || 12h

A mostra é elaborada com base na obra deixada pela professora Maria Lucia, falecida aos 57 anos em 2015. Em homenagem à antiga mestra, a Galeria será o 3º espaço para arte na Reitoria, ao lado da Sala Fahrion e do Salão de Festas – ambos localizados no 2º andar do prédio. A visitação ocorre de 25 de novembro a 30 de março de 2019.

Performance de dança “A Utopia do Corpo Sensível”, com Lu Paludo (Salão de Festas) || 13h30

Nesta performance, conduzida pela professora do curso de Licenciatura em Dança Luciana Paludo, a palavra está no corpo e o corpo se irmana do símbolo da palavra, na intenção de gerar um espaço de compartilhamento. A utopia do corpo sensível é, também, um convite ao diálogo, à partilha. Essa apresentação é partilhada e construída com os bailarinos integrantes do grupo de Extensão Mímese Cia de Dança-Coisa – ano 3 em conjunto com o projeto de pesquisa Pesquisa de linguagem autoral em dança.

Mais informações serão publicadas ao longo do mês.

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)