Imagem: DIvulgação/Rosana Paulino
Imagem: DIvulgação/Rosana Paulino
Notícia 8 agosto, 2018

“Diálogo entre Arte, Museu e Educação” é tema de atividade apoiada pelo Museu/UFRGS

Com programação em agosto e setembro, o evento, que tem como temática “Diálogo entre Arte, Museu e Educação”, reunirá artistas e educadores reconhecidos em todo o país e discutirá a presença de negras e negros nesses espaços.

Reunindo artistas, historiadores e educadores de diferentes regiões do país, o seminário Arte, Política e Educação pretende dialogar sobre a interação entre arte, ensino e os espaços de arte em contextos diversos, e sobre a presença de mulheres e homens negros nesses campos e na escrita da História da Arte no Brasil. Os encontros, que acontecerão em agosto e setembro, também pretendem provocar reflexões sobre a importância da valorização da Arte como componente curricular na Educação Básica.

Desenvolvido em parceria com o Núcleo Educativo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o programa agrega a 3ª edição dos Encontros de História, Teoria e Crítica da Arte, que nesta edição aborda as “Vozes Negras no Cubo Branco”, e a 3ª edição do Projeto Vincular – pesquisa e docência, arte e educação, ambas inciativas do curso de Licenciatura de Artes Visuais da Uergs.

O objetivo do evento é promover momentos de “convívio horizontal” entre estudantes, professores e nomes importantes no cenário da arte, da história e da educação que, com seus trabalhos, têm feito ecoar a urgência de ações como esta, e entender a arte, a educação e a política como lugares de pensar o mundo e, talvez, apontar novos desenhos para as existências cotidianas.

Participarão dos diálogos artistas como Rosana Paulino, um dos principais nomes no cenário das artes e da cultura brasileira, que possui obras em importantes museus no Brasil e em outros países, tais como o Museu de Arte Moderna de São Paulo e o University of New Mexico Art Museum, nos Estados Unidos. Outra importante presença será a da professora Silvia Carla Marques Costa, da Universidade Federal do Amapá, especialista em Arte Educação em Instituições Culturais.

Os encontros ocorrerão nos dias 17, 18, e 31 de agosto e 1º, 14 e 15 de setembro (sextas e sábados), na Margs (Praça da Alfândega, s/n – Centro Histórico, Porto Alegre – RS) e as inscrições podem ser realizadas através do e-mail: educativo@margs.rs.gov.br.

Para mais informações e programação acesse o site do Museu/UFRGS.

 

 

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)