Sala Redenção exibe documentário sobre o Presídio Central de Porto Alegre, na quinta-feira (17) - PROREXT
Imagem: reprodução "Central" (2017)
Imagem: reprodução "Central" (2017)
Notícia 14 maio, 2018

Sala Redenção exibe documentário sobre o Presídio Central de Porto Alegre, na quinta-feira (17)

Na próxima quinta-feira, 17 de maio, às 19h, a Sala Redenção – Cinema Universitário promove uma sessão especial do documentário “Central” (2017), seguida de um debate sobre o sistema carcerário brasileiro. O evento é aberto ao público em geral e a entrada é franca.

O filme retrata a realidade do Presídio Central de Porto Alegre, que já foi definido como “A Masmorra do Século 21”, pela CPI do Sistema Carcerário do Congresso Nacional. “Central” também aborda questões como a superlotação crônica e o grande controle das facções dentro da prisão.

O debate, realizado após a sessão, será pautado pelos problemas evidenciados na obra, além do papel do Estado neste contexto e as soluções possíveis. O painel será formado por Tatiana Sager, diretora do documentário, Renato Dornelles, codiretor e Sonáli da Cruz Zlohan, juíza da 1ª Vara de Execuções Criminais (VEC) de Porto Alegre. Giancarla Brunetto, coordenadora da Liga dos Direitos Humanos da Faculdade de Educação da UFRGS, será a mediadora da discussão.

A atividade faz parte do Cinemas em Rede, projeto responsável pelo compartilhamento e difusão de conteúdo audiovisual através da internet. A iniciativa é coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa- RNP em parceria com os Ministérios da Cultura (MinC) e Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A Sala Redenção está localizada no Campus Centro da UFRGS (Av Eng. Luiz Englert, s/n – Porto Alegre).

 

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)