Imagem: Divulgação
Notícia 1 novembro, 2018

Dona Conceição se apresenta no Som no Salão na próxima quarta

No dia 7 de novembro (quarta-feira), o Som no Salão 2018 recebe Dona Conceição em um espetáculo que conta com o lançamento do disco Asé de Fala. A apresentação ocorre às 20h no Salão de Atos (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro, Porto Alegre) e reúne a força do batuque do Rio Grande do Sul aliada aos timbres da contemporaneidade musical e elementos da cosmovisão africana. A entrada é franca e são aceitas doações de 1kg de alimento.

Fruto de um trabalho de dois anos de concepção e produção, Asé de Fala é o primeiro disco do músico e compositor Dona Conceição. Natural de Alvorada (RS), o também ator, performer e diretor de cena, reuniu um grande grupo em diferentes localidades para o registro. No total, 32 pessoas participaram da construção de Asé de Fala, que foi gravado entre as cidades de Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Amiens (França), embora com o Estúdio da Pedra Redonda, em Porto Alegre, como base. O músico e produtor Wagner Lagemann dividiu com Conceição a produção do trabalho, que tem a co-produção de Pedro Dom.

Dona Conceição fala sobre seu processo de criação como uma narrativa que resulta em composições que são um mapa de volta para casa, uma volta às Áfricas, em que cada música deste disco é um recorte de sua história e vivências. Para ele, escrever do seu lugar social é necessário: como negro, jovem, da periferia gaúcha, sentiu a necessidade que o mundo escutasse seu grito em forma de música.

A banda do espetáculo é formada por Gutcha Ramil (percussão, voz e rabeca), Lucas Fe (bateria), Pedro Santos (percussão), James Oliveira (percussão), Andressa Ferreira (percussão e voz), Bruno Vargas (baixo), Fabrício Gambogi (guitarra), Handyer Borba (teclado) e Rafael Rodrigues (violão, cavaquinho e voz). As participações especiais ficam por conta de Samba Puro Bateria, Dionísio Souza, Roberto Roxano, Neuro Junior, Gabriel Romano, Pamela Amaro, Paola Kirst, Lia Mara, Perola Negra, Amaral, Cirmar Antunes e Afruvulto. Alguns trabalhos do Dona Conceição podem ser vistos pelo YouTube, como o clipe Rosa Amarela.

Criado em 2010, o Som no Salão tem possibilitado a aproximação de novas manifestações artísticas musicais com o público de Porto Alegre, a partir de espetáculos que tem como um de seus pilares a formação de plateia, uma vez que os projetos selecionados apresentam uma diversidade de estilos musicais.
O projeto recebe a cada ano cerca de 100 inscrições. Mais informações podem ser encontradas no site do Som no Salão, na página do Facebook, pelo e-mail somnosalao@ufrgs.br ou pelo telefone (51) 3308.3066.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)