Mariana Guazzelli
Notícia 10 dezembro, 2019

Dos sabores do pão artesanal à consciência ambiental através do teatro: algumas ações que marcaram o Dia da Cultura na UFRGS

A oficina “Os Sentidos do Pão” que foi marcante nesse ano no Centro Cultural trouxe uma edição especial para o Dia da Cultura na UFRGS no último sábado, dia 7. O projeto coordenado pela professora do Instituto de Artes, Claudia Zanatta, apresentou duas receitas que foram elaboradas pelos participantes. Estiveram na coordenação da oficina no dia, dois convidados especialistas na manufatura de pães e na arte da pizza. A Pró-Reitora de Extensão, Sandra de Deus, que cursou a oficina ao longo do ano, preparou uma receita de pão de fubá. Segundo ela, é uma receita simples mas tradicional, muito presente na cultura das pessoas afrodescendentes pois era um dos trabalhos que caracterizava seus ancestrais. Assim como as demais receitas preparadas, o pão de fubá foi dividido com o público em geral.

Foram realizadas também intervenções propondo interatividade no Dia da Cultura. O NAI (Núcleo de Arte Impressa) do Instituto de Artes da UFRGS, que completou 5 anos em 2019, promoveu o Grafite de Giz no saguão do Centro Cultural. A arte foi escolhida em razão dos 100 anos da Escola Bauhaus. Segundo a coordenadora do NAI, Helena Kanaan, o objetivo foi performar e grafitar o espaço usado para a intervenção. Ela destacou a importância dos  setores da Universidade envolvidos no Dia da Cultura e a felicidade em participar das ações juntamente com a professora Laura Castilhos também do IA. Kanaan ressaltou também a felicidade em receber o público e abrir as portas da Universidade para a comunidade, “fazendo com que a gente saia da sala de aula, pois a comunidade está passando aqui” destacou. Ainda nas intervenções, o grupo Africanamente realizou oficina de capoeira para o público no Largo do Cinema da UFRGS.

Por sua vez, as artes cênicas levaram ao Dia da Cultura, entre outras ações, o Festival do Shakespera no Espaço Acácia do Centro Cultural. Dirigido por Clarissa Cavalli da Trupe Teatral “Os Tomatreiros” e aluna do DAD (Departamento de Arte Dramática), a atividade é um teatro de miniatura em caixa onde as personagens com uma adaptação bem-humorada de personalidades das artes, contam histórias conscientizando sobre a importância da preservação da natureza e os danos que vários setores vêm causando ao meio ambiente, entre eles o agronegócio. Com uma proposta lúdica, a atividade foi direcionada principalmente ao público infantil.

Veja aqui fotos do Dia da Cultura na UFRGS.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)