Foto: Garzón Eltornillo
Notícia 26 outubro, 2018

Duo colombiano Las Áñez é atração do Projeto Unimúsica no dia 1º

No quinto concerto da série témpano américa, o Projeto Unimúsica da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS traz a Porto Alegre o duo colombiano Las Áñez, formado pelas cantautoras Juanita e Valentina Áñez.  Com curadoria de Benjamim Taubkin, Demétrio Xavier, Leonardo Croatto e Lígia Petrucci, a temporada 2018 do Unimúsica tem como tema a produção musical latino-americana.

Las Áñez se apresentam no dia 1º de novembro (quinta-feira), às 20h, no Salão de Atos da UFRGS.  Os ingressos poderão ser retirados a partir das 9h do dia 29 de outubro (segunda-feira), no mezanino do Salão de Atos, mediante a entrega de 1 kg de alimento não perecível. No dia 31 de outubro, também às 20h, as artistas participam de audição comentada com mediação de Demétrio Xavier e Lígia Petrucci na Sala II do Salão de Atos.

Em cena, as irmãs gêmeas nascidas em Bogotá costumam apresentar suas canções acompanhando-se por pedais de gravação, pequenas percussões e teclado. A sonoridade produzida pelas artistas colombianas vem cativando o público sul-americano e europeu pela versatilidade e pela maneira particular de mesclar folclore e vanguarda.  O duo tem dois discos gravados: Silbidos (2014) e Al aire (2017), álbum premiado pelo Ministério da Cultura da Colômbia. Para o jornalista Franco Colamarino, Las Áñez criaram um gênero que poderia ser chamado de “música molecular”: ao elaborar meticulosamente distintos elementos em canções minimalistas, as duas intérpretes conduzem os ouvintes em uma surpreendente experiência sensorial e emocional.  No palco, o duo improvisa, experimentando infinitas possibilidades, mas sempre com uma calculada perfeição.

O Unimúsica é uma realização do Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS e conta com a parceria cultural da Fundação Médica do Rio Grande do Sul e do Sistema Fecomércio SESC. A série témpano américa ainda terá os espetáculos do brasileiro Thiago Colombo no dia 12/12 e da chilena Pascuala Ilabaca, no dia 13/12. Mais informações pelos telefones 3308-3933 ou 3308-3034, ou pelo e-mail ligia@difusaocultural.ufrgs.br.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)