Foto: Elias Santos
Notícia 20 outubro, 2017

Encontro reúne estudantes e imigrantes para a discussão das migrações forçadas no Brasil

O GAIRE – Grupo de Apoio a Imigrantes e Refugiados é uma ação de extensão ligada ao Serviço de Assessoria Jurídica Universitária (SAJU) da UFRGS que presta, gratuitamente, assessoria jurídica, psicológica e social a imigrantes, refugiados e solicitantes de refúgio. No penúltimo dia de atividades do XVIII Salão de Extensão, a iniciativa promoveu o encontro “Vidas em Movimento, Pessoas em Movimento”, que abordou a questão das migrações forçadas no Brasil.

No período da manhã, exibiu-se o documentário “Quem Vem de Lá”. A produção da Anú – Laboratório de Jornalismo Social reúne o relato de migrantes e refugiados de diferentes nacionalidades que vivem no município de Porto Alegre e região. Após o filme, realizou-se uma roda de conversa com a participação do senegalês Oumar Mourid.

A discussão desta primeira parte teve como enfoque, sobretudo, a experiência de vida de pessoas que, tanto por imigração, como por refúgio, deixaram seu país e família rumo ao desconhecido. As dificuldades iniciais, como a falta de moradia e renda fixa, e os estereótipos negativos enfrentados cotidianamente, em especial pelas mulheres, foram alguns dos tópicos explorados.

No turno da tarde, realizou-se um debate sobre a nova Lei de Migração brasileira, com a presença dos professores Marcelo Torelly, representando a Organização Internacional para Migrações (OIM), e Paola Gerzstein, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. A atividade foi mediada pela advogada do GAIRE, Laura Sartoretto.

Na ocasião, foram discutidos o contexto regional sul americano, os desafios para a política migratória, as oportunidades da nova Lei de Migração, bem como sua regulamentação. O convidado Marcelo Torelly realizou sua apresentação a partir de uma comparação com o panorama atual de migrações no Brasil.

Paola encerrou o encontro falando sobre os vetos que foram realizados pelo governo atual. A professora trouxe o questionamento “Direitos humanos podem ser vetados?” como tema de sua argumentação.

Após a exposição do painel e das explicações dos especialistas, o evento encerrou com um debate entre alunos e participantes. A discussão foi realizada de forma horizontal e democrática.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)