Notícia 15 janeiro, 2019

Equipe da UFRGS rumo à Operação Parnaíba pelo Projeto Rondon

Os estudantes e professores da UFRGS que desenvolverão atividades no Projeto Rondon – Operação Parnaíba, participaram de um encontro de despedida nessa segunda-feira, dia 14, antes do embarque para Nossa Senhora de Nazaré, Piauí no dia 18.
O reitor Rui Vicente Oppermann, a vice-reitora Jane Tutikian e a pró-reitora de Extensão Sandra de Deus, participaram do encontro em frente à Faculdade de Educação para desejar uma boa viagem ao grupo e lembrar aos professores e alunos, de que aproveitem essa experiência ímpar da qual farão parte. O encontro foi marcado pela alegria, expectativa e ansiedade. A equipe irá atuar na cidade de Nossa Senhora de Nazaré, do dia 18 de janeiro a 3 de fevereiro, em atividades nas áreas de comunicação, meio ambiente, trabalho e tecnologia.

A equipe rondonista é composta por alunos de diferentes cursos: Ana Carolina Schuh Frantz (Eng. Materiais); Cecília Charpinel Diniz Gomes (Medicina); Gabriel Sehnem Heck (Eng. Ambiental); Juliana Giazzon Cavalli (Arquitetura); Marina Fagundes (Eng. Ambiental); Matheus da Silva Camargo (Biotecnologia); Tobias Bertoldi Agostini (Eng. Metalúrgica) e Vitor Goulart Henrique Leite (Geologia); e os suplentes Vitória Schmidt Caron (Farmácia); João Gomes Ilha (Geologia). Os selecionados participaram durante os meses de outubro a janeiro de reuniões, preparação e capacitação.

Segundo a coordenadora adjunta do projeto, Liliane Ferrari Giordani, professora da Faculdade de Educação, os alunos estudaram muito a região, para levar alguns projetos, como o pessoal da Geologia que estará oferecendo trabalhos relacionados à água, e a Engenharia de Materiais com produtos relacionados à carnaúba, abundante na região. Para a coordenadora, a ideia é multiplicar. “Não adianta nada a gente ir lá fazer algo e voltar, e não ficar nada como multiplicador. Essa é a nossa intenção”, aponta a docente.

A acadêmica de Engenharia Ambiental, Marina Fagundes tinha o desejo de participar do projeto, motivada pelos relatos de colegas que fizeram parte de outras expedições. A estudante vê no fato do contato com outros cursos e uma comunidade cuja realidade é diferente, uma oportunidade de ampliar os seus conhecimentos.

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é uma iniciativa de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes. A coordenação do grupo da UFRGS é dos professores Álvaro Meneguzzi (Eng. Materiais), Liliane Ferrari Giordani (Educação) e Aragon Érico Dasso Júnior (Administração Pública e Social).

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)