Agência de Notícias/ Estado do Maranhão
Notícia 22 janeiro, 2020

Equipe do Projeto de Extensão “Arte de Sinalizar” é recebida pelo Governo do Maranhão

Membros do Projeto de Extensão da UFRGS “Arte de Sinalizar” participaram nos dias 07 a 09 de janeiro do Seminário Mãos Literárias (Semali) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento foi promovido pela UFRGS em parceria com a UFMA e teve a participação de 120 pessoas de cidades do Maranhão e de outros estados do Brasil, com seis palestrantes nacionais, seis comunicações sinalizadas e três workshops. O “Arte de Sinalizar” visa promover uma experiência que reflita o futuro da literatura surda através de um Sarau que compartilha suas produções gerando um fluxo na arte de sinalizar, promovendo literatura para a cultura surda. O grupo possui um espaço aberto para conexão com seu acervo na web, além de repositório artístico onde as pessoas acessam informações técnicas e literatura surda, e o compartilhamento de experiências por meio de textos visuais sinalizados.

O grupo apresentou aos participantes do Semali, temáticas de narrativa, humor e poesia, além do Sarau “Arte de Sinalizar” na Pousada Portas da Amazônia no dia 09 de janeiro, com a presença de 96 participantes.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, propôs uma parceria entre aquele Estado e o Projeto para que atuem na formação em Libras de professores da rede estadual, além da produção de material e outros trabalhos com pessoas surdas no Maranhão. Foi proposto ainda, um segundo encontro do Semali para este ano. Para Flávio Dino “só é possível viver bem se vivermos na diferença, na diversidade e respeitando a todos. São mensagens fundamentais hoje, no mundo e no Brasil em particular” numa referência ao trabalho do “Arte de Sinalizar”.

O Projeto que é vinculado ao Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFRGS (FACED) tem como propósito fundamental a valorização da cultura surda e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), bem como da literatura surda produzida em nosso país. Representaram o Projeto no Semali, os seguintes membros: Bruna da Silva Branco, Cesar Rafael dos Santos, Roselaine Martins, Rosemeri Bernieri de Souza, Marcelo Lorensi Bertoluci, Klícia de Araújo Campos, Bruno Ferreira Abrahão, Camila Alves Medeiros, Roani dos Santos e Luciana Beatriz Santos dos Santos.

Mais informações sobre o Projeto “Arte de Sinalizar” podem ser acessadas clicando aqui.

 

 

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)