Notícia 20 outubro, 2015

Estudantes como protagonistas no processo de aprendizagem

O projeto de extensão “Atividades Culturais: intercâmbio Brasil/Argentina” esteve presente nesta terça (20 de outubro) nas Tertúlias. O projeto promove trocas culturais entre estudantes do Colégio de Aplicação da UFRGS e de escolas de Ensino Médio da Argentina, através de um intercâmbio de 2 semanas.

Os alunos selecionados viajam para o país irmão e são recebidos na casa de uma família de um estudante local. Por exemplo, um intercambista argentino é hospedado pela família de um estudante do Colégio de Aplicação. E vice-versa.

Os estudantes frequentam a escola normalmente e participam de atividades extracurriculares. Os alunos argentinos que vêm para Porto Alegre, por exemplo, se envolvem em oficinas como Prática de palhaço, Prática de Capoeira, Introdução ao Alemão e Figura do Negro.

São promovidas também atividades de integração e de trocas de saberes nas escolas. Os intercambistas argentinos realizam palestras sobre a cultura e os costumes do seu país para os colegas nativos, enquanto os brasileiros ensinam a fazer docinhos do Brasil.  E, ainda, durando o recreio há o intercâmbio musical.

Os participantes do projeto de extensão são estudantes entre 15 e 17 anos, que nunca viajaram para fora de sua região ou país, ou seja, cuja primeira experiência com outra cultura foi a partir do intercâmbio. Durante a Tertúlia, os professores apresentadores (um brasileiro e uma argentina) destacaram a importância das redes sociais como ferramenta de comunicação dentro do Projeto: o Skype para os intercambistas se comunicarem com a família, e o Facebook para os jovens dos dois países trocarem experiências e opiniões sobre a atividade de extensão.

Segundo os professores responsáveis pelo Atividades Culturais, os benefícios do projeto não alcançam apenas os alunos, mas toda a comunidade escolar. Através do intercâmbio os estudantes secundaristas são enriquecidos culturalmente e tornam-se protagonistas no processo de aprendizagem.

 

 

 

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)